Segunda fase do Open Banking começou nesta sexta

Etapa permite o compartilhamento de dados entre instituições com anuência do consumidor. Sistema promete mais transparência e competição

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8:57 pm - 13 de agosto de 2021
open banking, cofre aberto Imagem: Shutterstock

Começou nesta sexta-feira (13) a segunda fase do open banking, sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento de dados bancários e promete maior competição entre as empresas do setor, incluindo bancos, fintechs e outras empresas. Nessa fase, as instituições participantes poderão compartilhar dados cadastrais dos que assim permitirem, incluindo transações em contas e cartões de crédito, além de outros produtos contratados.

Essa etapa do Open Banking deveria ter começado em 15 de julho, mas foi adiada pelo Banco Central do Brasil – que coordena o processo – para 13 de agosto. Já há algumas semanas os bancos estavam informando os clientes a respeito do sistema e colhendo cadastros de interessados.

O tempo máximo do compartilhamento é de um ano. As operações são limitadas entre os bancos autorizados pelo usuário, e as instituições envolvidas devem garantir a segurança dos dados trocados.

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O objetivo de tudo isso é facilitar o acesso a produtos e serviços bancários por parte dos clientes, incluindo crédito e serviços. Eles, em tese, poderão ser oferecidos por outras instituições em condições semelhantes ou melhores, ampliando a concorrência e dando mais escolha ao consumidor.

Outra possiblidade é dar às instituições financeiras a possibilidade de adaptar melhor produtos e serviços de acordo com o perfil dos clientes.

Outras etapas

O open banking vai ser estabelecido gradualmente. A partir do próximo dia 30 de agosto, quando está prevista para começar a terceira fase do Open Banking, será possível fazer pagamentos por PIX dentro do sistema.

Segundo o BC, isso “abre caminho para o surgimento de novas soluções e ambientes para a realização de pagamentos e para a recepção de propostas de operações de crédito, possibilitando o acesso a serviços financeiros de forma mais fácil, célere e por meio de canais mais convenientes para o cliente, preservando a segurança do processo”.

Há uma quarta fase prevista para o fim desse ano (15 de dezembro). Nela ficará permitido o compartilhamento de informações sobre produtos de investimentos, previdência, seguros, câmbio e outros serviços financeiros.

* com informações da Agência Brasil

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