Notícias

Sapphire 2021: sustentabilidade pauta rumos da SAP

Com grande ênfase na sustentabilidade, nuvem, colaboração e inteligência artificial, a alemã SAP realizou nesta quarta-feira (2) uma coletiva de imprensa para apresentar soluções e tendências que serão demonstradas durante o Sapphire de 2021. Trata-se do grande evento global da marca, que optou por dividi-lo em três regionais: Américas, Europa e Ásia. O evento virtual que abarca o território brasileiro começa na segunda (7).

De modo geral as novidades dizem respeito ao que a empresa considera uma demanda abrangente de transformação digital baseada na nuvem e em dados por parte dos clientes. O conjunto de soluções anunciadas pela SAP inclui ferramentas de colaboração para cadeias de suprimentos, aperfeiçoamento dos processos de negócios, e práticas de sustentabilidade mais robustas.

No keynote de abertura do evento – realizado virtualmente nesta quarta – o CEO global da SAP, Christian Klein, ressaltou sobremaneira a inclusão de indicadores de sustentabilidade das empresas nos softwares da marca. “Continuamos a investir e inovar porque é um tópico chave”, disse o executivo alemão. “Não vejo isso como um mercado standalone, mas como uma camada de todas as nossas soluções. Não importa se é recursos humanos, supply chain, logística ou operações, deve ser parte natural de tudo.”

Leia mais: ao³ anuncia R$ 150 mi em investimento e considera aquisições

Na prática, a SAP está incorporando sustentabilidade em várias soluções relativas aos processos de negócios das companhias. Isso permitirá, segundo a empresa, que dados e insights possam ser convertidos em ações que impactem o clima e cumpram metas de ESG.

O Product Footprint Management, por exemplo, permite rastrear ciclos de vida de produtos, enquanto o Responsible Design and Production tenta assegurar escolhas sustentáveis de design de produtos desde os conceitos até a produção. O Sustainability Control Tower tenta dar visibilidade da sustentabilidade na forma de indicadores de negócio.

“Por quase 50 anos [a SAP foi fundada em 1972] nossas soluções estão medindo produtividade e também lucratividade, perdas etc. E faltava uma dimensão, a sustentabilidade”, ressaltou Klein. “Quando conversava com outros CEOs, eles diziam saber que precisavam agir, mas que precisavam tornar isso parte de suas operações.”

Outro anúncio de destaque da empresa para este Sapphire é o Business Network, portal unificado de negociações entre parceiros que promete visão holística das cadeias de suprimentos e redes de transações. A ideia é que os clientes da empresa tenham visão única da cadeia de suprimentos, o que também pode colaborar com iniciativas sustentáveis.

“É preciso medir e tornar transparente. Temos que agir, não importa como”, ressaltou.

Outros anúncios

Dentro da série de novidades mostradas pela empresa, o RISE with SAP – oferta específica de serviços para transformação digital baseada em nuvem – ganhou extensões. Clientes podem complementar e estender a solução para novas áreas, como gestão da força de trabalho ou soluções específicas para verticais.

Há um RISE with SAP para Indústrias (incluindo automotiva, varejista, utilities, produtos de consumo, máquinas e componentes industriais) e um RISE with SAP para Human Experience Management (HXM) (com foco em trabalho híbrido).

No terreno dos dados, o SAP Process Insights surge dentro do portfólio de BPI para melhorar processos de negócio com base em insights rápidos, como benchmarks e recomendações práticas. Já o Analytics Cloud passa a oferecer análise da força de trabalho em integração com dados operacionais, financeiros e de pessoal.

Há também um novo marketplace de dados para a Data Warehouse Cloud que permite a clientes e parceiros se conectarem com provedores de dados em todos os setores e linhas de negócios. O objetivo é obter dados mais abrangentes para insights de mercado.

“Nós e nossos parceiros temos tanto conhecimento e sabemos o que realmente funciona, e também o que não funciona. Temos tanta expertise e conhecimento e o BPI traz tudo em uma única ferramenta, que permite aos consumidores medir, comparar e usar esses conhecimentos e processos para criar e automatizar novos modelos de negócio”, disse o CEO.

A SAP também anunciou expansões na oferta de low-code e RPA, além de um serviço (o Verify para SAP Concur) que usa inteligência artificial e aprendizado de máquina para simplificar auditoria de despesas.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago