Adriana Aroulho: crescimento em nuvem e agronegócio impulsionam resultados da SAP Brasil
Presidente da SAP Brasil comemora números e fala sobre próxima onda da IA nas soluções da gigante de software
Nos últimos anos, a SAP tem tido resultados positivos com a oferta das suas soluções na nuvem. No último trimestre fiscal, encerrado em julho, o modelo também recebeu destaque, com evidência para a operação da fabricante no Brasil. Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil, conversou com o IT Forum sobre o desempenho da companhia, os desafios enfrentados pelos clientes e as tendências, citando a nuvem como grande aliada das empresas.
Globalmente, a receita de nuvem aumentou em 25% em comparação com o trimestre anterior, sustentada pela expansão de 33% da receita do Cloud ERP Suite. Já a receita total aumentou 10% e o lucro bruto cresceu 29%.
“A SAP Brasil teve um trimestre muito positivo, com forte crescimento em cloud computing, especialmente no setor de agronegócios”, comentou Adriana. “Atendemos 25 verticais e o agronegócio tem se destacado, mas também obtivemos grandes resultados em outros mercados. A busca por eficiência e inovação impulsiona a demanda.”
Adriana destacou a importância das tecnologias emergentes no agronegócio, como inteligência artificial (IA), drones, dados, sensores e internet das coisas (IoT), cada vez mais adotadas para otimizar processos e aumentar a eficiência.
Um exemplo é a Usina São Martinho, cliente da SAP que atua na produção de açúcar e energia, e está se modernizando com a solução Rise. O objetivo é otimizar custos, segurança e gestão de infraestrutura, aproveitando ferramentas de IA, machine learning e automação robótica de processos (RPA), desbloqueando novas eficiências operacionais.
A evolução dos sistemas de gestão também é um ponto crucial. “Nossa visão é de que 80% das atividades repetitivas serão automatizadas na nova versão do ERP, por meio do nosso assistente Joule”, explicou. O Joule é descrito como uma interface transformacional, que promete aumentar a produtividade em 20% logo após a sua implementação. Com mais de cem casos de uso de IA em todo o mundo, a solução estará disponível em português a partir de outubro.
Adriana, que celebra quatro anos de liderança na SAP e sete anos na empresa, também abordou a importância da educação e formação em IA. “Temos um currículo obrigatório para 120 mil funcionários e programas de capacitação de parceiros. Há um déficit de profissionais qualificados em tecnologia e IA, e é uma preocupação global”, afirmou. Além disso, ela ressaltou as parcerias com o ecossistema de parceiros, universidades e a inclusão de profissionais com mais de 40 e 50 anos no mercado.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!