São Paulo lança programa de transformação digital e hub de inovação

A Prefeitura de São Paulo publicou nessa quinta-feira (18) um decreto que institui o Programa de Transformação Digital na cidade de São Paulo. A iniciativa determina diretrizes para a atuação tecnológica dos órgãos municipais com foco no atendimento à população. Outro projeto anunciado pela Prefeitura foi um novo hub de inovação, o Inspira Sampa. Será um centro de tecnologia e inovação que busca promover, segundo o órgão, novas ideias e alternativas para a cidade, aprimorando a interface entre Prefeitura, academia e iniciativa privada.

As duas iniciativas são capitaneadas pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo por meio da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (SMIT/CGTIC) e da Empresa Pública de Tecnologia da Cidade de São Paulo (Prodam).

O Programa Municipal de Transformação Digital busca aproximar a gestão municipal do cidadão. Ao mesmo tempo, segundo a Prefeitura, visa diminuir as desigualdades por meio do uso da tecnologia e da inovação como habilitadoras da inclusão.

“É necessário um olhar para o contexto da Transformação Digital do governo, focando nos pontos que as Políticas se integram e interagem. Nesse sentido que surge o Programa de Transformação Digital da cidade de São Paulo, que versa sobre o processo de aprimoramento das capacidades internas, aliadas ao provimento de ferramentas e diretrizes que facilitam e atualizam a relação entre o governo municipal e o cidadão, fortalecendo a relação de confiança entre as partes a partir do uso de tecnologia e inovação”, explica o coordenador de Gestão de TIC da Prefeitura de São Paulo, André Tomiatto.

Um centro para iniciativas ESG

Feito em parceria da Prodam com a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) e o Conecta Hub, o Inspira Sampa terá sua base nos pilares ESG (Environmental, Social e Governance). O centro de tecnologia ficará localizado no Centro Histórico de São Paulo.

Segundo a Prefeitura, a iniciativa visa gerar novas tecnologias, monitorando tendências e oportunidades de mercado e criar soluções que envolvam projetos de ESG, como ações contra desigualdade social, preservação do meio ambiente, segurança da informação e transparência.

Grupos de trabalho com residentes, no caso seis startups, também serão criados com foco em analisar problemas e avaliar os produtos em desenvolvimento ou desenvolvidos.

“O InspiraSampa será um centro de excelência em inovação e soluções tecnológicas. Em parceria com as big techs, as maiores empresas de tecnologia do mundo, iremos experimentar, testar e incorporar tecnologias de ponta, como o 5G, o IoT, inteligência artificial, análise de dados no desenvolvimento de soluções para São Paulo”, destacou o CEO da Prodam, Johann Dantas.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

6 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

6 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

1 dia ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

1 dia ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago