Notícias

São Paulo concentra 46% das startups do Sudeste, diz ABStartups

A região sudeste do Brasil conta com 4776 startups ativas, sendo São Paulo, o estado com a maioria delas (65%), seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 19% cada, concluiu o quinto mapa de startups da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

O mapa tem como objetivo compreender o ecossistema de startups das mais diversas regiões do País, além de suas características locais para gerar dados de posicionamento para o mercado.

Leia mais na IT Trends

O modelo de negócio mais aplicado pelas startups da região é o Software as a Service (SaaS), que é praticado por 40% das startups, já o modelo de marketplace é desenvolvido por 21% das startups identificadas.

A cidade de São Paulo assume a liderança com 46% das startups da região, seguida pelo Rio de Janeiro, que opera 12% e Belo Horizonte que tem 10%. Vitória no Espírito Santo, Uberlândia em Minas Gerais, Volta Redonda no Rio de Janeiro, Campinas em São Paulo e muitas outras cidades foram consideradas as principais comunidades por número de startups da região.

“O Sudeste é, sem dúvida, um dos polos econômicos mais aquecidos do País, concentrando, hoje, mais de um terço de todas as startups mapeadas. Porém, como o nosso intuito é dar visibilidade a novos polos, priorizamos no mapeamento as cidades que estão começando a ter destaque, tal como São José dos Campos (SP), que se posiciona como polo de hardtechs e indústria, concentrando seus negócios nos setores Agro (20%) e meio ambiente (30%), em serviços e produtos para outras empresas (56%)”, diz Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups.

Outro grande destaque é a cidade de Campinas, que fica na região noroeste do estado de São Paulo. A cidade é berço da startup QuintoAndar, que conquistou o título de unicórnio em 2019.

Campinas possui 115 startups ativas além de uma forte influência acadêmica de universidades fortes em tecnologia, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado (ETECAP), a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas) e muitas outras. Além disso, Campinas é uma cidade com relacionamento empresarial bem estabelecido com grandes corporações como a Ambev, Petrobrás, IBM e Bosch.

Recent Posts

Accenture: IA generativa afeta 43% das horas dos trabalhadores de supply chain

Um estudo recente da Accenture se dedicou a descobrir o impacto potencial da inteligência artificial…

15 minutos ago

Barcelona anuncia acordo com Fortinet em futuro complexo esportivo

O Barcelona, time de futebol da Catalunha, na Espanha, e a empresa de cibersegurança Fortinet,…

1 hora ago

Equinix anuncia data center de US$ 94 mi no Rio de Janeiro

A Equinix anunciou na quinta (23) a construção de um novo data center no Rio…

2 horas ago

Questões políticas geraram ‘avalanche’ de ataques DDoS, diz Netscout

A Netscout Systems anunciou recentemente resultados de um relatório específico sobre ataques de negação de…

2 horas ago

4 formas de os profissionais de TI se beneficiarem da IA Generativa

Soluções de Inteligência Artificial (IA) generativas como o ChatGPT mudarão a maneira como desenvolvedores, profissionais…

3 horas ago

Coalizão Symbiosis: Big techs unem forças para impulsionar mercado de remoção de carbono

Em uma iniciativa inovadora para a ação climática, as gigantes da tecnologia Google, Meta, Microsoft…

19 horas ago