Notícias

Santos Brasil atualiza parque tecnológico em projeto de R$ 10 milhões

Em busca de mais velocidade e confiabilidade, a Santos Brasil, empresa que opera o terminal de contêineres do Porto de Santos, decidiu modernizar sua infraestrutura de rede e tecnologia. Estimado em R$ 10 milhões, o projeto de atualização da rede e de transformação digital foi conduzido pela 5F Soluções.

O projeto teve início em maio de 2019 e cobriu a atualização de todo parque tecnológico da rede LAN (Data Center e Distribuição) e Wireless da Santos Brasil. A 5F foi responsável pelo desenvolvimento do projeto em parceria com a equipe de TI da Santos Brasil, incluindo levantamento, design, arquitetura, comercialização, implantação, além de suporte nível 3 full time.

A infraestrutura do parque tecnológico de rede da Santos Brasil já exigia uma renovação que atendesse a demanda do ambiente e garantisse maior segurança por meio de recursos mais modernos, permitindo elevar a performance e nível de serviço. Ao mesmo tempo, era um passo necessário para a modernização e automação da área de movimentação de contêineres no Porto de Santos, que integra o plano estratégico faseado da companhia.

Leia também: Projeto brasileiro quer aposentar data centers armazenando dados em DNA

A modernização contou com soluções Cisco para Redes de Data Center e com cobertura de Wi-fi6, a rede wireless se tornou a rede principal de conectividade para os usuários com múltiplos aparelhos.

Alex Souza, responsável pela área de infraestrutura tecnológica da Santos Brasil, explica que o projeto teve um escopo significativo, pois envolveu tanto a reestruturação física, do cabeamento estruturado, quanto a substituição dos switches, além de fazer uma implantação de uma nova rede Wi-Fi administrativa.

“Precisávamos atualizar essa área. Nos ambientes administrativos, conseguimos montar um escopo viável e adequado à nossa demanda e à nossa expectativa, até porque os usuários antes da pandemia estavam todos alocados torrencial com o desktop. Então, do início da pandemia para cá, começamos a promover esse refresh, e fazer a substituição do desktop por notebook devido a um novo modelo de trabalho, o híbrido. Isso exigiu um investimento em uma rede wireless”, ressalta.

“Foram muitos projetos simultâneos com mudanças de cenários do início ao fim, mas apesar das eventualidades, o processo fluiu muito bem com o time da 5F. É uma evolução realmente satisfatória”, conclui Alex. Com a modernização da infraestrutura de TI da Santos Brasil, a empresa prevê sustentar um data center de alta performance e uma operação portuária 24/7.

Recent Posts

Google anuncia expansão bilionária de centro de dados na Finlândia

A empresa-mãe do Google, Alphabet, revelou planos para expandir significativamente seu principal centro de dados…

16 minutos ago

Diego Barreto assume como novo CEO do iFood

Diego Barreto foi nomeado como CEO do iFood, substituindo Fabricio Bloisi, que assumiu a liderança…

48 minutos ago

Com “fábricas de IA”, Dell quer acelerar projetos de inteligência artificial de clientes

Acelerar projetos de inteligência artificial (IA) dos clientes através de uma oferta que combina computação,…

49 minutos ago

Vittude lança mapeamento de saúde mental em empresas

A Vittude, startup especialista em atendimento de saúde mental para empresas, anunciou recentemente o lançamento…

2 horas ago

Nova funcionalidade do ChatGPT permite upload direto do drive

A OpenAI anunciou que o ChatGPT agora permite que usuários façam upload de arquivos diretamente…

3 horas ago

Sony Music adverte setor de tecnologia sobre uso indevido de conteúdo para IA

A Sony Music Group enviou uma carta a mais de 700 empresas de tecnologia e…

4 horas ago