Santos Brasil atualiza parque tecnológico em projeto de R$ 10 milhões
Modernização da infraestrutura de TI foi implementada pela 5F Soluções com tecnologias Cisco
Em busca de mais velocidade e confiabilidade, a Santos Brasil, empresa que opera o terminal de contêineres do Porto de Santos, decidiu modernizar sua infraestrutura de rede e tecnologia. Estimado em R$ 10 milhões, o projeto de atualização da rede e de transformação digital foi conduzido pela 5F Soluções.
O projeto teve início em maio de 2019 e cobriu a atualização de todo parque tecnológico da rede LAN (Data Center e Distribuição) e Wireless da Santos Brasil. A 5F foi responsável pelo desenvolvimento do projeto em parceria com a equipe de TI da Santos Brasil, incluindo levantamento, design, arquitetura, comercialização, implantação, além de suporte nível 3 full time.
A infraestrutura do parque tecnológico de rede da Santos Brasil já exigia uma renovação que atendesse a demanda do ambiente e garantisse maior segurança por meio de recursos mais modernos, permitindo elevar a performance e nível de serviço. Ao mesmo tempo, era um passo necessário para a modernização e automação da área de movimentação de contêineres no Porto de Santos, que integra o plano estratégico faseado da companhia.
Leia também: Projeto brasileiro quer aposentar data centers armazenando dados em DNA
A modernização contou com soluções Cisco para Redes de Data Center e com cobertura de Wi-fi6, a rede wireless se tornou a rede principal de conectividade para os usuários com múltiplos aparelhos.
Alex Souza, responsável pela área de infraestrutura tecnológica da Santos Brasil, explica que o projeto teve um escopo significativo, pois envolveu tanto a reestruturação física, do cabeamento estruturado, quanto a substituição dos switches, além de fazer uma implantação de uma nova rede Wi-Fi administrativa.
“Precisávamos atualizar essa área. Nos ambientes administrativos, conseguimos montar um escopo viável e adequado à nossa demanda e à nossa expectativa, até porque os usuários antes da pandemia estavam todos alocados torrencial com o desktop. Então, do início da pandemia para cá, começamos a promover esse refresh, e fazer a substituição do desktop por notebook devido a um novo modelo de trabalho, o híbrido. Isso exigiu um investimento em uma rede wireless”, ressalta.
“Foram muitos projetos simultâneos com mudanças de cenários do início ao fim, mas apesar das eventualidades, o processo fluiu muito bem com o time da 5F. É uma evolução realmente satisfatória”, conclui Alex. Com a modernização da infraestrutura de TI da Santos Brasil, a empresa prevê sustentar um data center de alta performance e uma operação portuária 24/7.