Categories: Notícias

Santander adquire fintech para ajudar PMEs a atuar no exterior

O Banco Santander anunciou no início da semana a aquisição de 50,1% da fintech Ebury. A transação, no valor de 350 milhões de libras esterlinas, visa acelerar a estratégia digital do banco por meio de novos empreendimentos.

A Ebury, facilitadora de trade e comércio exterior para empresas de pequeno e médio porte, deve ajudar o banco e também “PMEs que mantêm negócios no exterior ou estão interessadas em internacionalizar suas atividades”, como informou em comunicado.

O banco espera um retorno de 25% do capital investido em 2024; 70 milhões milhões de libras do investimento ajudarão a Ebury a ingressar em mercados na América Latina e Ásia.

A equipe atual da fintech seguirá à frente da expansão da Ebury. Também foi anunciado que ela continuará operando de forma independente, porém coligada ao Santander. Atualmente, a fintech opera em 19 países e com 140 moedas, com crescimento médio anual de 50% nos últimos três anos.

CEO do Santander Brasil, Sérgio Rial é o responsável pela atividade de Global Trade Services do banco e presidirá o conselho de administração da Ebury.

Fintech + grande banco

“O Brasil é um dos mercados com maior potencial de internacionalização de suas empresas de pequeno e médio porte”, afirmou Rial. Ele acrescenta que estas empresas “tradicionalmente lideram os processos de retomada do crescimento econômico, e esse raciocínio também é válido para os demais mercados da América Latina.”

“As pequenas e médias empresas são um importante mecanismo de crescimento em todo o mundo, porque criam novos postos de trabalho e contribuem com até 60% do emprego total e até 40% do PIB nacional nas economias emergentes”, afirmou Ana Botín, presidente executiva do Grupo do Banco Santander.

Os cofundadores da Ebury, Juan Lobado e Salvador García, destacam que “a combinação de um grande banco com uma fintech ágil” significa benefícios para ambos os lados. “Eles podem ser beneficiados pela nossa tecnologia e segurança de um serviço de alta qualidade, sabendo que são parceiros de uma das instituições financeira mais importantes do mundo”, afirmam.

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

7 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

9 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

11 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

12 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

12 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

13 horas ago