Santander adquire fintech para ajudar PMEs a atuar no exterior

Investimento de 350 milhões de libras na Ebury ajudará companhias da América Latina e Ásia

Author Photo
1:54 pm - 06 de novembro de 2019
santander Foto: Shutterstock

O Banco Santander anunciou no início da semana a aquisição de 50,1% da fintech Ebury. A transação, no valor de 350 milhões de libras esterlinas, visa acelerar a estratégia digital do banco por meio de novos empreendimentos.

A Ebury, facilitadora de trade e comércio exterior para empresas de pequeno e médio porte, deve ajudar o banco e também “PMEs que mantêm negócios no exterior ou estão interessadas em internacionalizar suas atividades”, como informou em comunicado.

O banco espera um retorno de 25% do capital investido em 2024; 70 milhões milhões de libras do investimento ajudarão a Ebury a ingressar em mercados na América Latina e Ásia.

A equipe atual da fintech seguirá à frente da expansão da Ebury. Também foi anunciado que ela continuará operando de forma independente, porém coligada ao Santander. Atualmente, a fintech opera em 19 países e com 140 moedas, com crescimento médio anual de 50% nos últimos três anos.

CEO do Santander Brasil, Sérgio Rial é o responsável pela atividade de Global Trade Services do banco e presidirá o conselho de administração da Ebury.

Fintech + grande banco

“O Brasil é um dos mercados com maior potencial de internacionalização de suas empresas de pequeno e médio porte”, afirmou Rial. Ele acrescenta que estas empresas “tradicionalmente lideram os processos de retomada do crescimento econômico, e esse raciocínio também é válido para os demais mercados da América Latina.”

“As pequenas e médias empresas são um importante mecanismo de crescimento em todo o mundo, porque criam novos postos de trabalho e contribuem com até 60% do emprego total e até 40% do PIB nacional nas economias emergentes”, afirmou Ana Botín, presidente executiva do Grupo do Banco Santander.

Os cofundadores da Ebury, Juan Lobado e Salvador García, destacam que “a combinação de um grande banco com uma fintech ágil” significa benefícios para ambos os lados. “Eles podem ser beneficiados pela nossa tecnologia e segurança de um serviço de alta qualidade, sabendo que são parceiros de uma das instituições financeira mais importantes do mundo”, afirmam.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.