Salesforce vai comprar energia limpa no Brasil
Empresa de CRM comprará 280 mil MWh de energia renovável em iniciativa que beneficiará mercados emergentes, incluindo Índia e África Subsaariana
A Salesforce anunciou que comprará 280.000 megawatts-hora (MWh) de certificados de energia renovável de pequenos projetos de energia, como parte de seus esforços para impulsionar o suprimento de energia limpa em mercados emergentes — incluindo o Brasil, enquanto contribui para a redução de emissões de CO². Os certificados serão distribuídos ao longo dos próximos oito anos.
A Powertrust, empresa agregadora de energias renováveis de alto impacto, será a parceira da Salesforce nesse projeto. Para impulsionar o novo suprimento de energia limpa, a Powertrust alavancará os Certificados de Energia Renovável Distribuída (D-RECs). Estes consistem em um mecanismo financeiro que permite que as organizações acelerem a implantação de capital para projetos renováveis distribuídos de pequena escala.
Segundo a Salesforce, a transação ajudará a desbloquear cerca de US$ 65 milhões em investimentos em nova capacidade solar e espera-se que evite mais de 50.000 toneladas de emissões de CO² por ano.
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A iniciativa da Salesforce olha, em especial, para os mercados emergentes que, até então, têm sido excluídos das compras corporativas de energia limpa por diferentes motivos, incluindo a dificuldade de agregar e certificar vários projetos de pequena escala.
“Atualmente, quase 95% das compras corporativas de energia renovável ocorrem na América do Norte e na Europa. Precisamos garantir que o resto do mundo não seja deixado para trás”, disse Megan Lorenzen, que lidera a descarbonização do setor de energia para a Salesforce.
A aquisição de D-RECs da Salesforce se concentrará na compra de projetos em mercados não tradicionais, para ajudar a fornecer benefícios sociais e ambientais às comunidades. Os projetos potenciais dentro desse portfólio incluem iniciativas na Índia, na África Subsaariana e no Sudeste Asiático.
Energia limpa brasileira
O Brasil também será contemplado. Um dos projetos que será atendido pretende substituir antigos geradores a diesel por uma microrrede movida à energia solar para uma comunidade remota ao longo do rio Amazonas, reduzindo o consumo de combustível em mais de 50% e beneficiando cerca de 1.000 pessoas.
Nick Fedorkiw, CEO da Powertrust, destaca que, a exemplo da Salesforce, outras empresas podem abrir novas fontes de fornecimento de energia limpa enquanto maximizam o impacto social. “A Salesforce foi fundamental no desenvolvimento dessa abordagem de aquisição de alto impacto. No entanto, o compromisso vai muito além da compra. Empresas em todo o mundo têm interesse por energia renovável e não conseguem encontrar o suprimento de que precisam”, reforça.
Megan Lorenzen explica que pequenos projetos descentralizados de energia renovável podem, em muitos casos, gerar maior impacto do que grandes instalações em escala de serviços públicos. “Especialmente em regiões onde o acesso à energia é limitado, esses projetos podem transformar positivamente vidas e comunidades em todo o mundo”, finaliza.