Categories: Notícias

Salário do CIO está estagnado, mostra pesquisa

A escassez de talentos ainda está na lista de preocupação de líderes de TI. Grande parte dos CIOs (59%) e outros executivos de tecnologia da informação enfrentam a falta de competências, de acordo com pesquisa divulgada hoje (19/5) pelo Harvey Nash Group e KPMG. Além disso, mais de 20% dos executivos de tecnologia disseram que estão ativamente à procura de novos postos de trabalho. O relatório entrevistou 3.691 líderes de tecnologia em todo o mundo.

O levantamento também descobriu que o salário do CIO está estagnado, com 64% dos entrevistados dizendo que não tiveram aumento no ano passado e para 3% deles, o salário diminuiu.

Quase metade (48%) disse que pretende ficar em seu atual empregador por dois anos ou menos. Vinte e dois por cento dos CIOs e executivos de TI disseram que estão ativamente à procura de novas oportunidades, enquanto 38% disseram que estão dispostos a receber o telefonema de um headhunter.

O cenário vem acompanhado das mudanças tecnológicas. De acordo com o estudo, os profissionais mais difíceis de encontrar são os com experiência em análise, gerenciamento de mudanças e desenvolvimento de aplicativos – competências-chave para empresas que querem competir no mundo digita, disse ao jornal The Wall Street Journal, Bob Miano, presidente e CEO da empresa de recrutamento Harvey Nash EUA.

Para algumas empresas, preencher a lacuna de competências significa a contratação de profissionais do programa H-1, que permite às organizações contratar estrangeiros não-imigrantes para trabalhos específicos. Para 2016, o limite é de 65 mil postos de trabalho nesse modelo.

Outras têm recorrido ao offshore. Miano afirma que a terceirização deixou de ser sobre arbitragem trabalhista para ser uma saída para um problema crescente de falta de talentos, ao menos nos Estados Unidos.

A opção de outras companhias é sair da cidade. O Staples, que tem sede em Framingham, Massachusetts (EUA), abriu um escritório em Seattle recentemente para atrair pessoas com as competências necessárias em mobilidade e experiência do usuário.

Além disso, os CIOs estão sendo pressionados pela ascensão do diretor digital. Cerca de 17% das organizações têm agora um CDO, acima dos 7% no ano passado. Muitas vezes, os CDOs são contratados a mando de CEOs, que pode não estar satisfeitos com o que é entregue pela TI, de acordo com análise recente de querem de Dave Aron, do Gartner.

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

16 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

18 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

20 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

21 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

21 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

22 horas ago