Salário do CIO está estagnado, mostra pesquisa

Author Photo
11:42 am - 19 de maio de 2015
Salário do CIO está estagnado
A escassez de talentos ainda está na lista de preocupação de líderes de TI. Grande parte dos CIOs (59%) e outros executivos de tecnologia da informação enfrentam a falta de competências, de acordo com pesquisa divulgada hoje (19/5) pelo Harvey Nash Group e KPMG. Além disso, mais de 20% dos executivos de tecnologia disseram que estão ativamente à procura de novos postos de trabalho. O relatório entrevistou 3.691 líderes de tecnologia em todo o mundo.

O levantamento também descobriu que o salário do CIO está estagnado, com 64% dos entrevistados dizendo que não tiveram aumento no ano passado e para 3% deles, o salário diminuiu. 

Quase metade (48%) disse que pretende ficar em seu atual empregador por dois anos ou menos. Vinte e dois por cento dos CIOs e executivos de TI disseram que estão ativamente à procura de novas oportunidades, enquanto 38% disseram que estão dispostos a receber o telefonema de um headhunter.

O cenário vem acompanhado das mudanças tecnológicas. De acordo com o estudo, os profissionais mais difíceis de encontrar são os com experiência em análise, gerenciamento de mudanças e desenvolvimento de aplicativos – competências-chave para empresas que querem competir no mundo digita, disse ao jornal The Wall Street Journal, Bob Miano, presidente e CEO da empresa de recrutamento Harvey Nash EUA. 

Para algumas empresas, preencher a lacuna de competências significa a contratação de profissionais do programa H-1, que permite às organizações contratar estrangeiros não-imigrantes para trabalhos específicos. Para 2016, o limite é de 65 mil postos de trabalho nesse modelo.

Outras têm recorrido ao offshore. Miano afirma que a terceirização deixou de ser sobre arbitragem trabalhista para ser uma saída para um problema crescente de falta de talentos, ao menos nos Estados Unidos.

A opção de outras companhias é sair da cidade. O Staples, que tem sede em Framingham, Massachusetts (EUA), abriu um escritório em Seattle recentemente para atrair pessoas com as competências necessárias em mobilidade e experiência do usuário

Além disso, os CIOs estão sendo pressionados pela ascensão do diretor digital. Cerca de 17% das organizações têm agora um CDO, acima dos 7% no ano passado. Muitas vezes, os CDOs são contratados a mando de CEOs, que pode não estar satisfeitos com o que é entregue pela TI, de acordo com análise recente de querem de Dave Aron, do Gartner.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.