Saiba o que é BackOffice no e-commerce e como isso pode ajudar seu negócio

São oito os pontos cruciais do sistema de BackOffice que fazem o e-commerce funcionar com eficácia

Author Photo
12:00 pm - 14 de maio de 2020
backoffice backoffice

O cliente entra em um e-commerce, seleciona o produto, pesquisa, compra, faz o pagamento e o recebe no conforto de sua casa. É um procedimento comum para todas as lojas virtuais.  Contudo, o que o consumidor desconhece é que entre a compra e o recebimento há um complexo sistema de ferramentas tecnológicas que se integram entre si para garantir que todos os processos listados acima sejam seguidos à risca.

Esse sistema é conhecido como backoffice e, apesar de sua importância, muitos empreendedores que atuam no mundo online ainda desconhecem. Esse conjunto de soluções é praticamente os órgãos vitais que mantêm o comércio funcionando! Veja oito funcionalidades que ele resolve no dia a dia:

Multicanalidade

O avanço da tecnologia quebrou a fronteira que existia entre o comércio online e offline. Hoje, é comum as lojas atuarem em multicanais, ou seja, que combinam vendas em diferentes plataformas.  Essa tática, porém, exige um bom sistema em que todas as ferramentas estejam sincronizadas, garantindo o andamento de todos os processos.

Logística

Com um bom ERP (sistema de gestão empresarial) no backoffice, a empresa faz consulta automática aos Correios e também com transportadoras por meio de integrações, agiilizando a logística na entrega de pedidos. O recurso também faz a gestão da logística reversa, procedimento quando o site precisa fazer a troca ou devolução do produto.

Gestão de pedidos

É função do backoffice garantir o andamento de todos os processos referentes aos pedidos feitos na loja. Ou seja, assim que o consumidor faz a compra, há uma série de etapas que precisam ser feitas, como a baixa no estoque, o aviso aos clientes e a sequência da compra dentro do site.

Gestão do estoque

Paralela à gestão de pedidos, os sistemas devem estar sincronizados para garantir que o estoque e armazenagem também estejam em ordem. Assim que o pedido é confirmado e pago, é necessário dar baixa daquele item no ERP para evitar que ele seja adquirido em outro canal, por exemplo.

Pagamentos

Quem vende no comércio eletrônico precisa tomar cuidado com as fraudes nos pagamentos, como cartões clonados. Por conta disso, o lojista precisa contar com o apoio de um ERP e sistemas integrados, capazes de fazer análises de risco em todos os pedidos e de gerenciar uma multiplataforma de pagamentos, como cartões, boletos, transferências, entre outros.

Conciliação financeira

Uma das grandes dores do e-commerce, a conciliação financeira é um passo importante para o lojista que lida com uma grande quantidade de pedidos, principalmente de cartões e parcelas. O backoffice consegue realizar integrações para fazer essa funcionalidade de forma automática.

Tributos

A confirmação de um pedido também implica em questões tributárias. O Brasil possui inúmeras particularidades nos impostos envolvidos na circulação de mercadorias, inclusive com taxas diferentes em cada estado. As ferramentas devem estar preparadas e integradas para realizar essa função e evitar problemas futuros.

Marketplaces

Modelo em alta no e-commerce brasileiro, os marketplaces permitem que os lojistas vendam sem a necessidade de ter um site próprio. Mesmo assim, é necessário contar com um ERP para garantir a gestão de todos os produtos vendidos e, se for o caso, integrar os demais canais de venda que possui.

* Diogo Lupinari é CEO da Wevo 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.