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Saiba como enfrentar altos e baixos da economia e garantir resultados

Está cada vez mais complexo para as empresas traçarem um planejamento diante do cenário político econômico instável pelo qual passa o Brasil. Elas precisam enfrentar os altos e baixos da economia que impactam a demanda e influenciam o direcionamento dos negócios em todos os segmentos de mercado.

Uma alternativa para as organizações é implantar o modelo de Sales & Operations Planning (S&OP), que significa Vendas e Planejamento das Operações, em sua tradução. Ele integra as áreas da cadeia de valor. Antecipar possibilidades e estar sempre à frente dos riscos é o que o S&OP proporciona às empresas.

O S&OP faz o balanço dos planejamentos de demanda e das restrições ao longo de toda cadeia de negócios, gerando uma planificação única de trabalho focada na estratégia e nas metas da organização. Na avaliação de consultores, é uma opção interessante neste momento de incertezas econômicas.

De acordo com Marcel Pacano, gerente sênior da TOTVS Consulting, trata-se de um conceito recomendado para empresas de diferentes segmentos de negócios, visto que equaliza o alinhamento entre as áreas Comercial e de Operação.

“A ferramenta nasceu a partir da dor da falta de alinhamento entre esses dois importantes departamentos, auxiliando as companhias a combater um estoque muito alto de produtos ou a ruptura, que é extremamente prejudicial”, explica.

Estratégia diferenciada

O S&OP não é uma novidade. Ele é aplicado há muitas décadas. Ainda assim, muitas empresas não conseguiram estruturá-lo de maneira adequada e estão longe do seu amadurecimento. Acertar a rota no meio do caminho é algo cada vez mais comum no universo empresarial, diz Pacano.
“Nossa experiência nos permite trabalhar com a implantação de um novo processo e também com a adaptação da estrutura existente. Se preciso, podemos ajustar tudo. O importante é garantir um rumo seguro ao cliente e bem monitorado do seu planejamento de vendas e de operações”, alerta o executivo.

A TOTVS analisa os processos em maturação para direcionar o foco do cliente, caso a caso. “Não faz sentido uma solução padrão, considerando os diferentes níveis de maturidade dos clientes”, acrescenta.

O planejamento colaborativo é o grande diferencial da TOTVS. Apoiado em S&OP, ele envolve toda a cadeia de uma empresa que esteja submetida a esse plano integrado. Todo esse processo leva em conta clientes e fornecedores.

O pulo do gato da estratégia, prossegue o executivo, é não pensar apenas em vender aos clientes, mas compreender as diferentes variáveis do mercado e envolvê-los no planejamento. O mesmo deve ocorrer com os principais fornecedores.

O planejamento colaborativo prevê a elaboração de toda previsão de vendas em conjunto. Assim, é possível identificar exceções e necessidades de ajustes nas regras estabelecidas, resolver as exceções e tratar as pendências. Esses procedimentos permitem a geração de um plano conjunto de vendas.

O trunfo da solução integrada

A execução colaborativa prevê também o compartilhamento de estoques e a previsão de compras com o cliente. Os pedidos são acompanhados mais de perto e os indicadores de execução do plano conjunto atualizados com mais agilidade. As variações e exceções não previstas também serão identificadas e abordadas.

Pacano destaca que unir consultoria de gestão e processos especializados em supply chain com tecnologia para buscar uma solução integrada com rápida implantação e resultados rápidos é o que faz da solução da TOTVS algo inédito no mercado em aplicação de processos de S&OP. A solução TOTVS para Suprimentos, por exemplo, apoia o gerenciamento estratégico de estoques e compras, de forma integrada, garantindo que o estoque seja constantemente otimizado.

“A visão de negócios integrada é fruto da TOTVS Consulting, que realiza um diagnóstico e, com a ferramenta e tecnologia adequadas, facilita a entrega de uma solução que garanta ao cliente a obtenção de resultados logo após a implantação do projeto”, garante.

O S&OP possibilita às empresas desenvolver estrategicamente seus negócios para atingir vantagem competitiva de forma continuada, minimizando riscos e maiores sobressaltos causados pelas interferências externas. É importante a integração do planejamento das áreas de Marketing e Vendas com a gestão da cadeia de suprimentos e estratégia financeira para obter resultados integrados.

Para evitar choque cultural, é recomendado intenso treinamento de todas as equipes de trabalhos envolvidas para facilitar a superação de eventuais barreiras. Fóruns de acompanhamento semanal são indicados para possíveis replanejamentos e reprogramações, indica o gerente sênior da TOTVS Consulting.

 

Leitura complementar:

Para te ajudar nesta jornada com um plano de sucesso, confira também o white paper S&OP: vantagens e tendências.

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