Roubo de cabos afetou quase 7 milhões de pessoas na pandemia

Setor de telecomunicações defende ação integrada de segurança pública para combater roubos de cabos, que no ano passado somaram 5 milhões de metros

Author Photo
5:12 pm - 24 de junho de 2021
cabos

Em meio à pandemia, cerca de 6,679 milhões de brasileiros sofreram com a interrupção de serviços digitais no ano passado devido ao roubo ou furto de cabos das redes de telecomunicações. De acordo com a Conexis Brasil Digital, esse número equivale ao dobro da população do Uruguai e é 34% maior em relação ao ano anterior. Consequentemente, aumentaram também as ocorrências sobre esses casos, passando de 94 mil para 96 mil.

O furto, roubo e a receptação de cabos e equipamentos resultam em inúmeras perdas para os consumidores, uma vez que o acesso à internet e a outros serviços foram essenciais durante o período de isolamento social. Perdem também as empresas do setor, que arcam com o prejuízo de repor esses equipamentos e têm o acesso a suas antenas de rede móvel e infraestruturas usadas na rede fixa bloqueado, sem contar o aumento do vandalismo e a da oferta de serviços piratas.

Leia mais: Brasil tem melhor resultado da década em M&As de telecom em 2020

Esse rombo totaliza 4,6 milhões de metros de cabos roubados ou furtados, alta de 16% em relação a 2019. Com essa extensão, seria possível cobrir ligar o Oiapoque (Amapá) ao Chuí (Rio Grande do Sul) e ainda percorrer a distância entre as cidades de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (Minas Gerais).

Representando o setor de telecomunicações, a Conexis Brasil Digital defende uma ação conjunta de segurança pública envolvendo o Judiciário, o Legislativo e o Executivo, tanto o federal quanto os estaduais, e a aprovação de projetos de lei que aumentem as penalidade para esses crimes e de ações para combatê-los.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.