Categories: Notícias

Rio 2016 fecha parceria tecnológica com EMC

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e a EMC anunciaram nesta quinta-feira (29) uma parceria para fornecimento de tecnologias para armazenamento e proteção de dados. Com o acordo, apresentado durante o EMC Forum 2014, a empresa entra para o grupo de patrocinadoras exclusivas da competição, que conta com companhias como Athos, Panasonic, Samsung, Omega, Embratel, Claro e Cisco.
De acordo com o diretor executivo comercial da Rio 2016, Renato Ciuchini, a escolha foi determinada por requisitos de confiabilidade, disponibilidade, escalabilidade e segurança exigidos para este tipo de evento. Do total de R$ 7 bilhões arrecadados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), cerca de 20% serão investidos em tecnologia.
“Serão 5.600 horas de transmissão, com quase cinco bilhões de audiência global. Por isso, trata-se de um evento em que não pode ocorrer nenhum erro”, explica Ciuchini.
As soluções da EMC suportarão as duas principais torres de tecnologia de informação do Rio 2016, que irão centralizar os dados obtidos nas 35 instalações de competições, nas quais competirão mais de 10.500 atletas. Esta capacidade promoverá os ambientes de armazenamento e proteção dos dados que forem gerados, permeando todas as fases do Rio 2016, desde o planejamento até o período de operações.
Dados cruciais como os resultados das competições, fotos e vídeos dos eventos, informações dos atletas e de suas nações, registros das instalações, entre outros, serão armazenados em um espaço de armazenamento com capacidade para mais de 55 terabytes, o equivalente a 720.000 fotos ou 4.000 minutos de filmagem.
Para Carlos Cunha, presidente da EMC Brasil, a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil é uma boa oportunidade para o desenvolvimento de diversas áreas e aprimorar a infraestrutura da cidade, além de impulsionar investimentos em tecnologia. “Estamos entusiasmados em fazer parte desta grande oportunidade e poder deixar um legado de inovação e aperfeiçoamento dos Jogos Olímpicos juntamente com outros parceiro e a organização do evento”, ressalta.

Recent Posts

OpenAI enfrenta novas queixas de privacidade na UE

A OpenAI encontra-se novamente no centro das atenções devido a preocupações crescentes com a privacidade…

8 minutos ago

Acordo bilionário entre Google e Apple está sob escrutínio antitruste

Um caso antitruste em curso nos Estados Unidos revelou um acordo financeiro substancial entre o…

1 hora ago

Afya adquire Unidompedro e Dom Luiz e expande vagas em Salvador

A Afya, empresa de educação e soluções médicas mineira, anunciou na semana passada a aquisição…

3 horas ago

Pesquisa: empresas confiam em jornada de IA, mas subestimam problemas

Uma pesquisa encomendada pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) indica que quase metade (44%) dos líderes…

4 horas ago

Object First anuncia expansão no Brasil e América Latina

Cerca de um ano após lançar operações nos Estados Unidos e no Canadá, a Object…

5 horas ago

Fundo sueco EQT Partners vai adquirir a WSO2

A WSO2, empresa americana de tecnologia conhecida pelo uso de código aberto, anunciou no começo…

6 horas ago