Rio 2016 fecha parceria tecnológica com EMC

Author Photo
2:45 pm - 29 de agosto de 2014
Rio 2016 fecha parceria tecnológica com EMC
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e a EMC anunciaram nesta quinta-feira (29) uma parceria para fornecimento de tecnologias para armazenamento e proteção de dados. Com o acordo, apresentado durante o EMC Forum 2014, a empresa entra para o grupo de patrocinadoras exclusivas da competição, que conta com companhias como Athos, Panasonic, Samsung, Omega, Embratel, Claro e Cisco.

De acordo com o diretor executivo comercial da Rio 2016, Renato Ciuchini, a escolha foi determinada por requisitos de confiabilidade, disponibilidade, escalabilidade e segurança exigidos para este tipo de evento. Do total de R$ 7 bilhões arrecadados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), cerca de 20% serão investidos em tecnologia. 

“Serão 5.600 horas de transmissão, com quase cinco bilhões de audiência global. Por isso, trata-se de um evento em que não pode ocorrer nenhum erro”, explica Ciuchini.

As soluções da EMC suportarão as duas principais torres de tecnologia de informação do Rio 2016, que irão centralizar os dados obtidos nas 35 instalações de competições, nas quais competirão mais de 10.500 atletas. Esta capacidade promoverá os ambientes de armazenamento e proteção dos dados que forem gerados, permeando todas as fases do Rio 2016, desde o planejamento até o período de operações. 

Dados cruciais como os resultados das competições, fotos e vídeos dos eventos, informações dos atletas e de suas nações, registros das instalações, entre outros, serão armazenados em um espaço de armazenamento com capacidade para mais de 55 terabytes, o equivalente a 720.000 fotos ou 4.000 minutos de filmagem.

Para Carlos Cunha, presidente da EMC Brasil, a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil é uma boa oportunidade para o desenvolvimento de diversas áreas e aprimorar a infraestrutura da cidade, além de impulsionar investimentos em tecnologia. “Estamos entusiasmados em fazer parte desta grande oportunidade e poder deixar um legado de inovação e aperfeiçoamento dos Jogos Olímpicos juntamente com outros parceiro e a organização do evento”, ressalta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.