Renata Mielli é primeira mulher a assumir coordenação do CGI.br

Nomeação da jornalista foi publicada na sexta-feira (31) no Diário Oficial da União

Author Photo
2:29 pm - 03 de abril de 2023
Renata Mielli, CGI.br Renata Mielli. Foto: Tomaz Silva, Agência Brasil

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável por estabelecer diretrizes estratégicas e desenvolvimento da internet no País, anunciou na sexta-feira (31) que a jornalista Renata Mielli é a nova coordenadora da entidade. É a primeira mulher a ocupar o cargo nos quase 28 anos de existência do comitê, que era liderado até então por José Gustavo Gontijo, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A nomeação foi publicada na sexta (31) no Diário Oficial da União.

“Com muita alegria aceitei o convite da ministra Luciana Santos para a tarefa de coordenar o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Acompanho o CGI.br há mais de 15 anos, como ativista da comunicação e direitos digitais. Será para mim um grande desafio e aprendizado”, disse a nova coordenadora em comunicado enviado para a imprensa.

Leia também: Abes quer acelerar conexão entre empresas e academia para fomentar políticas públicas

Renata é graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (2003) e doutoranda no Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP). Também é coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro da Coalizão Direitos na Rede.

No CGI.br, atuou na Câmara de Conteúdos e Direitos Autorais e na Câmara de Universalização e Inclusão Digital. De 2016 a 2022, integrou a Comissão Permanente de Comunicação do Conselho Nacional de Direitos Humanos, e entre 2019 e 2020 fez parte do Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados.

Foi Coordenadora Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entre 2016 e 2020, e atuou como Executiva do FNDC, entre 2011 e 2020.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil é responsável por estabelecer diretrizes relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil. Coordena e integra todas as iniciativas de serviços internet no País, e busca promover qualidade técnica, inovação e disseminação de serviços de internet ofertados no Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.