Remessas de computadores ao redor do mundo crescem no terceiro trimestre

Remessas ao redor do mundo totalizaram 84,1 milhões, crescimento de 1% em relação ao mesmo período de 2020, segundo o Gartner

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4:30 pm - 17 de novembro de 2021

As remessas de computadores ao redor do mundo totalizaram 84,1 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2021, revelam dados do Gartner. O resultado representa um aumento de 1% em relação ao mesmo período de 2020.

Segundo o Gartner, o número também representa uma “desaceleração” do ímpeto do mercado dos últimos meses, conforme as vacinas contra a COVID-19 se tornam mais amplamente disponíveis e o consumo e gastos com educação passam a ser direcionados para outras prioridades.

“À medida que as escolas vão se reabrindo no mundo todo, não há mais uma necessidade imediata de comprar computadores e Chromebooks para auxiliar o ensino em casa”, diz Mikako Kitagawa, diretora de Pesquisa no Gartner.

Segundo a analista, a demanda por computadores corporativos continua forte, liderado pela recuperação econômica em regiões-chave e pelo retorno de alguns trabalhadores aos escritórios. “Entretanto, o crescimento de negócios de PCs concentrou-se no segmento de desktop, enquanto a escassez de semicondutores continua restringindo a remessa de laptops. Espera-se que a dificuldade no abastecimento destes componentes persista na primeira metade de 2022”, acrescenta.

Resultados do trimestre

Como novidade neste trimestre, o Gartner incluiu os Chromebooks nas pesquisas do setor de computadores. As remessas desse segmento caíram 17% no terceiro trimestre de 2021, devido à diminuição na demanda no mercado educacional. Essa foi a primeira queda de dois dígitos ao ano nas vendas de Chromebooks desde sua chegada ao mercado em 2011.

O top três do ranking de fornecedores de computadores ao redor do mundo manteve-se intocado na relação ano após ano, com a Lenovo mantendo o primeiro lugar em remessas.

Após cinco trimestres consecutivos de crescimento de dois dígitos, o resultado da Lenovo foi moderado no terceiro trimestre de 2021. A companhia obteve expansão em todas as regiões, exceto no Japão, onde as remessas caíram em mais de 50%, conforme um programa governamental na região para a compra de computadores para uso educacional chegou ao fim.

Em geral, as remessas da Lenovo foram adversamente afetadas pela desaceleração do consumidor no mercado e pela escassez de oferta no mercado empresarial. Simultaneamente, a empresa se beneficiou das demandas estáveis de computadores corporativos e foi capaz de ser mais flexível na resposta à escassez de componentes, devido a um mix maior de manufatura interna.

A HP experienciou o segundo trimestre consecutivo de declínio ao ano, conduzido por uma diminuição de 30% em remessas para os Estados Unidos devido ao enfraquecimento na demanda de Chromebooks no segmento de educação. A HP também deve continuar a enfrentar problemas na cadeia de fornecimento nesse trimestre: um grande acúmulo de pedidos não atendidos levou a empresa a perder oportunidades, as quais seus concorrentes aproveitaram.

Depois de certo atraso no começo da pandemia, a Dell reportou fortes resultados no terceiro trimestre de 2021, cravando seu quarto trimestre consecutivo com crescimento de dois dígitos e alcançando mais de 15 milhões de vendas pela primeira vez. O foco limitado da Dell no mercado consumidor ajudou a empresa a ser menos impactada pela desaceleração de demandas por computadores.

A Apple ainda conseguiu alcançar um crescimento de 7,4%, apesar do fraco mercado consumidor. Os computadores baseados em M1 da empresa foram bem recebidos pela comunidade usuária, levando a aumento de remessas. Entretanto, antecipando uma possível renovação de produto nos próximos meses, alguns compradores da Apple deram uma pausa na compra de laptops, o que afetou negativamente o volume de remessas 3T21.

Windows 11

Mirando o futuro, o quarto trimestre de 2021 vai presenciar o lançamento global do Windows 11, a primeira grande atualização do sistema operacional da Microsoft desde 2015. Segundo o Gartner, o lançamento do Windows 11, porém, deve ter um impacto imediato limitado para o mercado de negócios, enquanto computadores de classe empresarial continuarão disponíveis com o Windows 10 até 2023.

O Gartner prevê que no começo de 2023, menos de 10% de novos computadores corporativos terão o Windows 11 instalado. Em geral, dados do Gartner indicam que as remessas de computadores nas próximas férias serão mais fracas do que o ano passado, com demandas mais guiadas por substituições do que novas compras.

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