Reinvenção constante pauta crescimento da Simpress

CEO e fundador da Simpress, Vittorio Danesi, revela segredos por trás do faturamento de R$ 1,550 bilhão em 2023

Author Photo
8:40 am - 08 de abril de 2024
Vittorio Danesi, CEO da Simpress. Foto: Divulgação

Inovadora desde primórdios do mercado de outsourcing de impressão, a Simpress vislumbrou a chance de expandir seus horizontes recentemente, incorporando novas vertentes aos seus serviços, como equipamentos de TI e mobilidade. Os resultados dessa audaciosa empreitada têm sido notáveis. No epicentro dessa transformação está o visionário fundador e CEO, Vittorio Danesi, cuja jornada tem sido marcada por um crescimento exponencial e uma busca incessante por reinvenção.

Em conversa exclusiva com o IT Forum, Danesi compartilhou os segredos por trás do sucesso meteórico da Simpress, que viu seu faturamento triplicar desde 2020, alcançando a marca de R$ 1,550 bilhão em 2023. Em 2023, a Simpress cresceu 23% e as áreas que mais cresceram foram: PCs com 40%, Mobile com 65% e Automação 84%. Para 2024, a expectativa da empresa é crescer na mesma proporção, ou seja, 23%. Neste ano, a Simpress também vai atuar fortemente para chegar ao faturamento próximo de R$ 2 bilhões.

Especialista em outsourcing de equipamentos de TI, hoje a Simpress já conta com mais de 2,2 mil funcionários em suas 16 filiais espalhadas pelo Brasil, e possui um parque instalado de mais de 550 mil equipamentos em mais de 2,3 mil clientes ativos atendidos em todo o país

Mas, mais do que números, o diferencial da Simpress reside na sua capacidade de adaptar-se e antecipar-se às demandas do mercado, como bem destacou o executivo. “Estávamos focados em uma vertical de negócio, mas percebemos que era hora de mudar o curso. Nosso negócio não era mais apenas sobre documentos, é sobre gestão de infraestrutura de equipamentos.”

Esse “pulo do gato”, como ele mesmo descreve, foi o catalisador para um crescimento ainda mais expressivo. Ao expandir seu foco para além das impressoras, a Simpress abraçou novos horizontes, direcionando seus esforços, então, para áreas como PCs, mobile e automação, que apresentam um mercado dez vezes maior.

Nos bastidores desse salto estratégico está não apenas uma mudança de mentalidade, mas também uma cultura organizacional pautada pela inovação e pela busca incessante pela excelência.

Danesi revela que a Simpress não apenas acompanha as tendências do mercado, mas as molda, como demonstra seu investimento em startups e em tecnologias de ponta, como inteligência artificial (IA).

“Para nós, IA não é apenas uma ferramenta de apoio, é uma extensão do nosso compromisso em oferecer o melhor serviço possível”, ressalta ele, destacando que a empresa usa IA para aprimorar processos e serviços, garantindo uma entrega de excelência. Um exemplo de uso é na área de customer experience, que faz a interpretação do sentimento de chamados e realiza o contato pró-ativo com 80% de assertividade.

Simpress: sustentabilidade em evidência

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, a Simpress também se destaca por sua atuação em linha com o tema. Com iniciativas como a neutralização de carbono em sua frota de equipamentos, a empresa não apenas agrega valor aos seus clientes, mas também à sociedade como um todo. “A TI tem que participar do esforço de neutralizar o carbono. Somos essa opção”, destaca o executivo.

Inclusive, revela ele, no último mês, a Simpress fechou seu primeiro contrato para o fornecimento de 10 mil PCs recirculados para um dos seus clientes – uma prática que a empresa já dominava com com impressoras e agora estendeu para o universo dos computadores pessoais.

Ao olhar para o futuro, Danesi garante que ele e sua equipe estão prontos para os desafios que virão. “Com uma oferta de serviços cada vez mais abrangente e uma abordagem centrada no cliente, estamos seguros de continuar nossa trajetória de sucesso, conquistando novos mercados e elevando o padrão da indústria de outsourcing de TI”, finaliza.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.