Redes corporativas com 802.11ac: Cisco e Aerohive dão previsões

Author Photo
10:38 am - 03 de janeiro de 2013

Com o padrão de rede sem fio 802.11ac esperando para ser ratificado em 2013, os lançamentos de produtos estão aquecendo. Com toda nova tecnologia sem fio, vem junto muito confusão, então entrei em contato com peso pesados da indústria para me informar sobre o que devemos saber sobre o 11ac.

Assine a Newsletter do IT Web

Siga o IT Web no Twitter

Curta, no Facebook, a Fan Page do IT Web

Chris Spain é vice-presidente de marketing de produtos na Cisco Systems. Andrew vonNagy é arquiteto sênior de Wi-Fi da Aerohive Networks. Uso e dou suporte dos mecanismos de ambas as empresas. Apesar de Spain e vonNagy virem de lugares diferentes do espectro de fornecimento WLAN, os dois falam a mesma língua no que se refere ao 11ac. Cada um deles forneceu uma peça de informação em minhas questões. As resumi para um melhor entendimento.

Pergunta: O que o 11ac significará a partir do primeiro dia e com o tempo, às pequenas empresas e os espaços corporativos?

Spain: Não haverá muitos clientes 11ac no começo, e tanto eles quanto a infraestrutura são necessários para atingir os benefícios do novo protocolo. O novo padrão será evolucionário, com duas ondas envolvidas. No lançamento, o aumento de desempenho quando comparado ao 11n não será expressivo. Na segunda onda – que exigirá uma substituição de hardware – as coisas ficarão mais interessantes.

vonNagy: A primeira geração dos produtos 802.11ac chegará até 1.3 Gbps por meio do uso de três fluxos espaciais, canais de 80-MGz-wide (o dobro dos canais de 40MHz com 802.11n) e o uso de melhores componentes de hardware, que permitirão maior nível de modulação e codificação (até 256-QAM). Se veremos produtos 802.11ac realmente capazes de performance 6.9 Gbps dependerá das melhorias de hardware tanto no ponto de acesso quanto no cliente.

Tanto Spain quanto vonNagy concordam que dentro os maiores beneficiários do 11ac estão os clientes móveis que irão migrar para o espectro 5-GHz, onde o 11ac vive e que essa rápida transferência de dados significará longa vida útil de bateria para o cliente.

Pergunta: Os ambientes sem fio existentes devem se apressar para usar o 11ac?

vonNagy: As empresas que implantaram a equipamentos da última geração 802.11n  por toda sua rede podem ficar à vontade com o investimento; a primeira geração do 802.11ac oferece apenas benefícios a mais sobre a geração anterior. Os produtos da nova geração serão de grande interesse para empresas que estão comprando uma grande implantação WLAN, aumentando essa implantação com pontos de acessos adicionais ou executando antigos equipamentos do tipo. As empresas que foram pioneiras na adoção da primeira geração do 802.11n poderão perceber um grande apelo para a mudança do novo padrão, porque seu equipamento existente já está depreciado há vários anos, então já receberam o retorno do investimento. Além disso, o novo padrão pode oferecer uma atualização substancial em desempenho para 600 Mbps sobre os dois fluxos espaciais 802.11n (300 Mbps), permitindo que a companhia aumente o desempenho, capacidade  e serviços oferecidos sobre o WLAN.

Spain: Depende do lugar do clico de vida atual de seu WLAN. Um implantação 11n atual deve continuar boa por ainda uns três anos ou até que o 11ac ganhe apelo, mas aqueles que ainda executam ambientes a/b/g talvez devam considerar o 11ac no lugar do 11n. Também, se você tiver tipos específicos de situações onde o aumento de vida útil de bateria seja uma preocupação, talvez seja interessante considerar a migração. Também é possível ter áreas-alvo na WLAN onde o 11ac faça sentido por uma razão particular que não dite necessariamente a mudança da empresa toda para o novo padrão.

Pergunta: Onde vocês veem o 11ac ser muito ou pouco falado?

Spain: A velocidade vende, e o 11ac é mais rápido do que o 11n, então, naturalmente, ouvimos muito sobre isso. Mas apenas ter apenas a rampa de acesso sem fio não é o fim da história. O que não é falado o suficiente é que clientes 11ac liberaram até 2.4-GHz de espaço em relação aos que não foram atualizados e que recursos avançados como o multiusuários Mimo fornecerá desempenho wireless que é mais parecido com switch, quando comparado à natureza da mídia compartilhada do 11n.

vonNagy: Muita da atual discussão sobre o novo padrão se foca na melhoria de tamanho de banda, que não ficará disponível ainda por muitos anos. As melhorias a curto prazo são grandes benefícios em pequenas implantações WLAN, como as pequenas empresas e casas de consumidores, onde apenas um único ponto de acesso Wi-Fi poderá tirar vantagem de mais canais. Um grande benefício de curto prazo do novo padrão que não está sendo discutido por mais que mereça ser abordado é a habilidade de as WLANs atenderem dispositivos móveis em grande quantidade com melhor desempenho. Isso é devido  ao suporte obrigatório de bandas de frequência 5-GHz em todos os equipamentos em conformidade com o padrão 802.11ac. Hoje, as WLANs lutam para fornecer a capacidade exigida para dar suporte ao influxo de dispositivos móveis. Assim que os fabricantes de dispositivos móveis começaram a implantar dispositivos com capacidade do novo padrão, as implantações do antigo e do novo padrão poderão fornecer serviços significativamente melhores.

Pergunta: Além da substituição dos pontos de acesso, como  o 11ac afetará os ambientes corporativos?

vonNagy: Empresas em instalações com multilatência ou em áreas urbanas muito densas provavelmente verão o aumento da utilização das bandas de espectro 5-GHz, que podem levar a grandes níveis de interferência e prejudicar o desempenho WLAN. Essa é uma preocupação caso as empresas implantem equipamentos do novo protocolo com canais 80-MHz wide sem reconhecer o impacto aos negócios vizinhos. O 802.11ac também acelera a utilização da banda de espectro 5-GHz para a grande maioria das empresas. Isso pode ser uma faca de dois gumes, fornecendo a promessa de aumento de desempenho para empresas individuais, enquanto simultaneamente congestiona as  bandas de 5-GHz que antes eram livres de interferências. Isso pode expor a necessidade de mais espectro sem licença mais cedo do que o esperado. A hora é perfeita, já que a Comissão Federal de Comunicações (FCC) e o Congresso estão atualmente elaborando novas regras para leilões de espectro em 2013 e 2014 do white spaces [em telecomunicação refere-se a frequências usadas para serviços de radiodifusão, mas que não são usadas localmente] 600-MHz TV e planos de compartilhamento de espectro na banda federal de 3,550 a 3,650 MHz. Isso forneceria um espectro sem licença adicional para o uso geral.

Spain: A noção de uma rampa de acesso mais rápida para dispositivos sem fio traz possibilidades interessantes. Em algum ponto, é preciso falar dos controladores e como todas as partes da rede evoluem, mas a 11ac tem implicações particularmente interessantes no cenário de filiais. Onde você escolha não usar o Flex Connect (o antes chamado de Hreap, o sistema wireless da Cisco para filiais ou acesso remoto), ter clientes wireless levando as velocidades ao limite muda sua forma de pensar sobre os méritos de tráfego backhaul de todos os clientes para seu site central.

Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Adriele Marchesini

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.