Rede sem fio é o ponto mais fraco na segurança das empresas

Estudo da Fortinet revela que 90% dos CIOs relatam preocupações com a proteção wireless deficiente

Author Photo
11:22 am - 25 de junho de 2015

Nenhuma corrente pode ser mais forte que seu elo mais fraco. A Fortinet acredita que as redes wireless representam o elemento mais vulnerável da infraestrutura de TI. A fornecedora de ferramentas de proteção divulgou uma pesquisa que indica que quase metade (49%) das organizações classifica a infraestrutura sem fio como o ponto de maior exposição a atividades de cibercriminosos.

De acordo com o estudo, esse dado contrasta com o fato de que apenas 29% dos respondentes citam a infraestrutura central da rede como ponto principal de preocupação. A levantamento revela também que a segurança sem fio deficiente é uma preocupação para a quase todos (92%) os CIOs entrevistados.

Segundo a provedora, as descobertas da pesquisa fazem sentido, “dado que mais de um terço das redes sem fio corporativas para funcionários internos não têm a função de autenticação de segurança básica em vigor”.

Outros destaques da pesquisa incluem o fato de que quase a metade (48%) do universo pesquisado considera a perda de dados corporativos e/ou de clientes sensíveis o maior risco em operar um ambiente wireless desprotegido; 72% têm adotado uma abordagem em nuvem para gestão da sua infraestrutura sem fio e 88% confiam em cloud para a futura implementação wireless.

Além disso, 43% dos entrevistados fornecem acesso a convidados em suas redes corporativas wireless; 13% destas organizações fazem isso sem nenhum controle de qualquer natureza.

A pesquisa foi realizada em maio de 2015 pela empresa de pesquisa de mercado Lightspeed GMI, que obteve respostas online junto a 1.490 tomadores de decisão de TI qualificados – predominantemente CIOs, CTOs, diretores de TI e chefes de TI – em organizações com mais de 250 funcionários em todo o globo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.