Mais lidas
1

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras

2

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil

3

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Receitas da TIM crescem último trimestre, mas caem 0,6% em 2020

Retomada no último trimestre sinaliza perspectiva positiva para o início de 2021, avalia de Pietro Labriola, CEO da TIM

Redação
13:02 pm - 10 de fevereiro de 2021

A TIM fechou o ano de 2020 uma receita líquida total de R$ 17,26 bilhões, uma redução de 0,6% quando comparada ao ano anterior, anunciou a companhia na publicação de seu balanço financeiro do quarto trimestre do ano, nesta quarta-feira (10).

O resultado negativo do ano é atribuído ao impacto da pandemia da Covid-19 na atividade econômica do País, que afetou a companhia, em especial, nos dois primeiros trimestres de 2020. Isso resultou em uma queda de 22,7% na receita de produtos no ano.

“As medidas para combater a pandemia, através de isolamento e distanciamento social, afetaram substancialmente o dia a dia dos nossos clientes e das nossas operações”, pontuou Pietro Labriola, CEO da TIM.

Segundo Labriola, os impactos vieram através de fatores como o fechamento de pontos de venda e a migração para um modelo de trabalho 100% virtual. Também através da redução da atividade comercial, da mudança no tráfego de voz e dados na rede e da mudança na relevância do serviço de telecomunicações para a vida dos clientes.

Leia também: Leilão do 5G no Brasil: estamos atrasados ou chegaremos a tempo?

“Para gerenciar essa situação e revertê-la em forma de evolução para a TIM, foi necessário um grande foco na execução, com agilidade na tomada de decisões da organização e a coragem digital”, completou.

Apesar da redução de receita no agregado do ano, o último trimestre de 2020 foi marcado por um aumento de 2% nos ganhos em relação ao mesmo período de 2019, atingindo R$ 4,6 bilhões.

Na avaliação de Labriola, o resultado do último trimestre do ano é uma perspectiva positiva para a telco, e sinaliza um potencial crescimento nos primeiros trimestres do ano fiscal que se inicia em 2021.

“O crescimento da receita é evidente e uma velocidade de saída de 2020 muito interessante para ter a perspectiva do que vai ser o número do primeiro e segundo trimestres de 2021”, pontuou.

Resultados de serviços

No trimestre, a empresa observou um crescimento de 1,5% em seu serviço móvel, e no serviço fixo, de 8%. O serviço móvel respondeu por R$ 4,16 bilhões em negócios, enquanto o fixo faturou apenas R$ 277 milhões.

A receita móvel média por cliente móvel da companhia teve um crescimento de 7,7% em relação ao ano passado, alcançando R$ 27.

No fronte de serviço fixo, a fibra TIM Live, que representa 62% da receita da divisão, teve um ARPU de R$ 90,7. O valor é um crescimento de 8,2% quando comparado ao ano anterior.

A empresa destacou também a expansão da base de clientes da TIM Live, que chegou às 645 mil conexões, com uma adição de aproximadamente 80 mil nos últimos 12 meses. O resultado significa um crescimento de 14% ano a ano.

Banco C6

Em outras receitas, o último trimestre foi o primeiro em que a linha passou a ser impactada pela parceria com o Banco C6, banco digital com o qual a operadora atua em modelo de revenue share. A TIM gerou R$ 14,7 milhões com a parceria no período.

A linha de outras receitas, no entanto, registrou uma queda de 6,3% no último trimestre. Segundo a empresa, isso se deve a uma oscilação natural de receitas com parceiros não recorrentes ocorrida em dezembro de 2019. No acumulado do ano, a linha teve uma redução de 8,5%.

O valor absoluto da linha é majoritariamente referente à receita gerada por contratos de compartilhamento e swap de rede, em linha com a estratégia da companhia de ampliação da infraestrutura de transporte em fibra (backbone e backhaul) com maior eficiência na alocação de recursos (Capex e Opex).

Tags:
resultados
telecomunicações
TIM
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras
Em alta

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil
Em alta

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados