Categories: Notícias

Realidade virtual vai decolar em 2016, acredita empresa de pesquisas

A realidade virtual vai passar por um boom em 2016, segundo estudo da Topology Research Institute, divisão de pesquisa da TrendForce. De acordo com o levantamento, as vendas de dispositivos de realidade virtual vão bater 14 milhões de unidades em todo o mundo no próximo ano, proporcionando um forte ponto de partida para a categoria.

Mesmo que “poucas” vendas sejam efetivadas neste ano, a empresa espera que a comercialização suba para 18 milhões de unidades em 2017 e 22 milhões até o final de 2018. Em 2020, as vendas podem chegar a 38 milhões de unidades em todo o mundo, disse a TrendForce.

A realidade virtual (VR, na sigla em inglês) passou a ficar sob os holofotes depois que empresas como Facebook, após a aquisição da Oculus, HTC, Samsung e Sony anunciaram suas estratégias nesse mercado emergente. Dispositivos de realidade virtual, como óculos, imergiram usuários em mundos tridimensionais, fazendo com que eles pudessem olhar em volta e sentir como se estivessem em outro lugar. Inicialmente, o uso esperado para VR é no segmento de games.

Jogos de realidade virtual exigem menos recursos para serem produzidos do que os filmes de realidade virtual, de acordo com a TrendForce. “Os custos relativamente baixos e as exigências de tempo mínimo, serão forte incentivo para os desenvolvedores de jogos”, avaliou o estudo.

Avi Greengart, analista da Current Analysis, disse em uma entrevista recente que os jogos terão de justificar um investimento em dispositivos que prometem ser caros. “O próximo ano marcará a estreia de novos consolos de jogos extremamente caros”, disse ele, referindo-se aos headsets de VR que poderiam custar mais do que dispositivos como o Xbox One, da Microsoft, e o PlayStation 4, da Sony. Embora a maioria das empresas ainda não tenha anunciado os preços, alguns relatórios sugerem que o Oculus Rift, por exemplo, poderia custar até US$ 1,5 mil.

No futuro, a realidade virtual deverá extrapolar a barreira dos jogos e passar a ser usada em outras áreas. Na visão da TrendForce, o sucesso da realidade virtual será orientado para o lucro no espaço de hardware. Assim que os players do mercado alcançarem resultados de vendas concretas e obtiverem lucro, disse a empresa, um número crescente de serviços de conteúdo para hardware de VR será lançado.

Recent Posts

Sony Music adverte setor de tecnologia sobre uso indevido de conteúdo para IA

A Sony Music Group enviou uma carta a mais de 700 empresas de tecnologia e…

26 minutos ago

Ransomware-as-a-Service é lucrativo e tem até ‘programa de canais’

O Ransomware-as-a-Service é um modelo de negócio considerado lucrativo, semelhante ao Software-as-a-Service (SaaS), e que…

1 hora ago

GPT-4o: a primeira grande evolução do Chat GPT, mas não a última

Há cerca de dois anos, o termo “Inteligência Artificial” se integrou definitivamente ao nosso cotidiano,…

3 horas ago

Gameficação ajuda Raízen a atrair 22 mil jovens para vagas de aprendiz

A Raízen, gigante produtora de açúcar e de etanol, queria melhorar seus processos de contratações…

3 horas ago

IA generativa é a solução de inteligência artificial mais adotada por empresas

A IA generativa é a solução mais adotada entre as empresas que apostam em algum tipo…

4 horas ago

13 comportamentos relacionados ao uso abusivo de tecnologia

Um estudo feito por um grupo de psiquiatras liderados por Carmita Abdo, psiquiatra e professora…

5 horas ago