RBS TV automatiza gestão de operações de produção telejornalística
O projeto de modernização no planejamento e no controle das operações
de produção do telejornalismo da RBS TV, afiliada da Rede Globo que conta com 18
emissoras da distribuídas pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, foi iniciado
em 2012 com objetivo de oferecer uma gestão mais integrada.
As operações, até então, eram feitas por meio de planilhas
Excel e portais de informações (SharePoint), o que não era mais suficiente
para atender às novas demandas da emissora. Dessa maneira, a RBS apostou na solução
GMedianPlan, implementada pela AD-Digital, como recurso para gerir de forma
integrada suas operações.
Os gerentes de operação da RBS TV, Caio Klein (RS) e Eduardo
Taboada (SC), conheceram a solução em demonstrações realizadas nas conferências
da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), tanto pela GSOFT
quanto pela AD-Digital, empresa que distribui e implementa o sistema no
Brasil.
Segundo Taboada, o software permitiu concretizar uma demanda
de mais de 15 anos de centralizar todos os controles de escalas e distribuição
de recursos em uma única ferramenta. “Hoje, temos as informações de todas as
áreas disponíveis no sistema, e todos os coordenadores de operações têm acesso
ao que os demais estão planejando e executando”, detalha.
Já o gerente-executivo Caio Klein, por sua vez, destaca que
as áreas operacionais de produção de conteúdo da RBS TV são formadas por
diferentes grupos de especialidades, com uma dinâmica muito diferente umas das
outras, o que foi atendido pela versatilidade oferecida pela tecnologia.
“A captação de imagens e externas seguem as necessidades do
jornalismo, esporte e entretenimento, enquanto que as áreas de suítes e estúdios
têm rotinas operacionais que estão ligadas à grade de programação da TV Globo.
Fazer a escala, tanto de recursos humanos quanto operacionais (meios) dessas
áreas, requer um sistema muito versátil, ágil e com muita capacidade de
interação com todas as informações necessárias para o atendimento das demandas
de uma emissora de televisão”, afirma Klein.
O executivo também enfatiza a capacidade de gestão dos meios
e recursos humanos por meio da solução, pois além das escalas e utilização,
todos os dados pessoais, como horários de trabalho, carga horária, folgas,
viagens são também inseridos no sistema, proporcionando uma série de relatórios
de gerenciamento de equipes e recursos. “A utilização correta e inteligente
desses relatórios pode ajudar muito nas decisões gerenciais, melhorando o
desempenho de toda a área e aumentando a sua produtividade”, finaliza Klein.
Tecnologia e implementação
A tecnologia integra o GMedia Suíte, sistema de Broadcast
Management Solutions do mercado, desenvolvido pela empresa portuguesa GSoft, de
Portugal. O diferencial da solução está no fornecimento de uma visão ampla orçamento
e recursos envolvidos em operações de jornalismo, teledramaturgia, entre outros,
permitindo gerenciar cada etapa do ciclo de produção e os recursos humanos e
financeiros das áreas envolvidas.
Após realização de piloto em 2012, que contou com o apoio da
GSOFT, a solução começou a ser implantada em 2014. O escopo do projeto
contemplou atividades de planejamento e controle da alocação de recursos físicos
e humanos nas emissoras de Porto Alegre e Florianópolis, que possuem mais de
300 colaboradores dedicados somente ao processo de Operações de Produção de
telejornalismo.
A partir da experiência adquirida com o projeto piloto e da
estratégia de utilização de práticas Ágeis dominadas pelas equipes da RBS TV
(especificamente Scrum), a empresa conseguiu implantar o sistema e transformar
seus processos em dois meses. A solução foi implementada no gerenciamento de Estúdios
e Suítes de Produção, Cinegrafia e Edição de Imagens, Unidades Móveis, Recepção
e Transmissão de Sinais, Documentação, Ingest e Gestão de Eventos, de modo que
algumas áreas já utilizavam o sistema em suas rotinas operacionais 30 dias após
o início do projeto.