Quer um colaborador sênior de verdade? Pague por isso

Talentos brasileiros têm esbarrado em propostas com inúmeros requisitos, processos seletivos morosos e salários suficientes

Author Photo
8:34 am - 27 de junho de 2022
profissionais, time, trabalho, equipe Foto: Shutterstock

O desejo de toda empresa é ser capaz de montar um time dos sonhos, com profissionais que vestem a camisa, acreditam nos ideais da empresa, desejam trilhar um caminho de sucesso junto a ela e, principalmente, seja competente. Encontrar pessoas assim no mercado não é fácil: é comum ver profissionais dedicados, com brilho nos olhos e muita força de vontade, mas a dificuldade é encontrar aqueles que são fora da curva e poderão elevar a empresa para outro nível.

Não é muito difícil entender o motivo pelo qual estamos perdendo talentos para empresas estrangeiras. Além dos profissionais de alto nível de senioridade esbarrarem em propostas de emprego com inúmeros requisitos, processos seletivos morosos e contraproducentes, empresas brasileiras não estão pagando o suficiente. Falando especificamente de vagas sêniores, são exigidas além de conhecimentos técnicos da área, algumas qualidades como poder de tomada de decisão, liderança, habilidade de gestão, responsabilidade, entre outras.

Mas o que a empresa oferece para este profissional em troca de todas essas exigências?

O setor de tecnologia é um exemplo de desigualdade salarial entre profissionais sêniores. Enquanto algumas empresas oferecem salários de mais de 30 mil reais, outras não pagam a metade deste valor – e em alguns casos, a diferença de valores acontece no mesmo local de trabalho. O contraste não apenas desestimula os profissionais que recebem menos, como também abre margem para o aumento dos índices de turnover, quando o profissional fica cerca de três meses no cargo e logo pede demissão.

Leia também: Inscrições do prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’ entram na última semana

Com o grande déficit de profissionais de TI no mercado – de acordo com a Associação Brasileira de Tecnologia da Informação, Comunicação e Tecnologias Digitais (Brasscom), o mercado precisará de 532 mil profissionais até 2025 – as empresas deveriam estar mais preocupadas em manter seus colaboradores, principalmente os sêniores, pois o mercado está formando juniores e plenos, e com o grande período necessário para formar um sênior, este tipo de profissional precisa ser muito valorizado no momento.

E qual tipo de sênior você deseja que trabalhe na sua empresa? Uma pessoa motivada ou alguém que acabou de entrar para o time e deseja se retirar? Lembre-se que este profissional será o responsável pelas demandas mais complexas, liderança e decisões mais difíceis de serem tomadas, é essencial que ele seja excelente. Acredito que a maioria queira o profissional motivado, e para isso acontecer, a empresa precisa oferecer motivação.

Outro ponto importante é garantir o tempo de senioridade do candidato, hoje acontece um fenômeno no mercado com profissionais de três anos de carreira se intitulando sêniores e os recrutadores aceitando essa posição, isso não pode acontecer.

Observe o mercado, veja o quanto seu concorrente está oferecendo em suas vagas, quais benefícios ele oferece e compare se sua empresa está no mesmo padrão. Além de um bom salário, no momento da contratação é importante se atentar ao alinhamento da sua cultura com a do candidato e oferecer desafios, afinal, ninguém quer trabalhar em um cargo onde fique estagnado. Obter bons resultados exige uma via de mão dupla, incentive corretamente seu colaborador e terá os resultados necessários.

* Pedro Luiz Pezoa é CEO da Pointer

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.