Notícias

Quase 30% dos brasileiros sofrem de ‘ecoansiedade’, aponta estudo

O anseio por medidas que salvem o planeta gera sintomas na sociedade: é a chamada “ecoansiedade”. É um sentimento “ligado a todos estes problemas ambientais que estamos passando, inclusive a própria pandemia”, explica Marcus Nakagawa, professor da ESPM e especialista em sustentabilidade.

Uma pesquisa conduzida pelo MindMiners, sob coordenação de Nakagawa, aponta que 29% brasileiros sofrem de ecoansiedade, 17% consideram-se estressados, 15% tranquilos e apenas 10% estão felizes. O estudo entrevistou quase mil pessoas, acima dos 18 anos, das classes A, B e C, de todas as regiões do Brasil, entre 23 e 28 de junho.

Quando o assunto é desmatamento, o estudo mostra que 44% dos participantes se sentem revoltados, 39% se sentem tristes e apenas 8% indiferentes. Quanto ao aquecimento global, 46% se sentem revoltados, 26% tristes e 15% indiferentes. Sobre aos maus tratos, 60% dos entrevistados se sentem revoltados, 33% tristes e 5% indiferentes.

Leia mais: ESG no topo: os desafios práticos da responsabilidade corporativa

Segundo o professor, as pessoas se sentiram acuadas por todos esses pontos e também fragilizadas por não poderem tomar atitudes que queriam, por não conseguirem resolver problemas que estavam além de suas forças, repercutindo na “ecoansiedade”.  Além disso, ele avalia que a pandemia da Covid-19 fragilizou ainda mais os brasileiros, abrindo espaço para repensar o antigo modo como a sociedade de consumo tem vivido até agora e refletir sobre si, o seu entorno, a natureza, e a relação que vem mantendo com o meio ambiente.

“Tudo isso desencadeou a ecoansiedade, fruto da conscientização de que é preciso se responsabilizar pelo que acontece com o planeta e cuidar dele como indivíduo e como sociedade”, afirmou o professor.

Atitudes responsáveis

A boa notícia é que a conscientização também se reflete em atitudes mais responsáveis: 65% dos respondentes afirmam que adotaram uma ou mais atitudes para reduzir o impacto no meio ambiente, enquanto 29% não adotaram, mas gostariam e 6% não querem. As mulheres são as mais conscientes. O mapeamento revela que 71% adotam medidas para reduzir impacto ao meio ambiente, contra 58% dos homens.

Em relação a quais atitudes são adotadas para reduzir o impacto no meio ambiente, 72% disseram que fazem reciclagem, 66% diminuíram o consumo de água e energia elétrica, 50% reduziram o consumo de materiais difíceis de serem reciclados e 48% usam produtos mais ecológicos. Já 45% reduziram o consumo, 44% leem rótulos de embalagens, 35% reduziram o consumo de carne, 29% reduziram o consumo de produtos derivados de animais e 26% passaram a comprar apenas produtos cruelty free.

Questionados sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU (ODS), apenas 31% dos respondentes dizem conhecê-los. A classe A (45%) é a que mais tem conhecimento, seguido pela geração Z (37%), boomers (34%), classe B (31%) e classe C (26%).

Quanto às preocupações relacionadas ao meio ambiente, 78% temem pela destruição ambiental irreversível, (68%) pela falta de alimento, (67%), pela falta de dinheiro e desemprego (67%), problemas de saúde (67%) e crise política (50%).

ESG em pauta nas empresas

O levantamento também traz a percepção dos brasileiros em relação às iniciativas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ou ESG, acrônimo do inglês environmental, social and corporate governance) adotadas pelas empresas. Cerca de 14% dos entrevistados concordam totalmente que as organizações estão se aproveitando dessa temática para “se promover”, 36% concordam, outros 36% são neutros, 11% discordam e 3% discordam totalmente.

Os dados mostram ainda que 10% dos participantes concordam totalmente que as empresas com pautas ESG estão realmente procurando mudar a relação com o ecossistema, 40%, concordam 37% são neutros, 10% discordam e 3% discordam totalmente.

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

4 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

5 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

7 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

8 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

10 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

11 horas ago