Qualcomm expande portfólio com Snapdragon 8cx Gen 3 e 7c+ Gen 3 para computação móvel

Snapdragon 8cx Gen 3 é a primeira plataforma de 5nm do mundo para PC com Windows e Chromebooks

Author Photo
11:00 am - 03 de dezembro de 2021
Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 3

A Qualcomm anunciou as plataformas Snapdragon 8cx Gen 3 e 7c+ Gen 3 para aumentar a produtividade de PCs de níveis de dispositivos básicos a premium. A plataforma de computação Snapdragon 8cx Gen 3 promete elevar o desempenho de laptops premium móveis. Enquanto o Snapdragon 7c+ Gen 3 oferece conectividade 5G e recursos de IA, avançando em PCs e Chromebooks básicos com preços acessíveis. Com informações do site ZDNet.

Durante o Snapdragon Tech Summit anual, a Qualcomm expandiu o portfólio de soluções para PCs Always On, Always Connected com o lançamento da plataforma de computação Snapdragon 8cx Gen 3. Digno de nota é o suporte para três configurações de modem diferentes no 8cx Gen 3 – as linhas Snapdragon X65, X55 e X62 Modem-RF – com velocidades de download potenciais de 10 Gbps (X65 5G), 7,5 Gbps (X55 5G) e 4,4 Gbps (X62 5G).

O Qualcomm FastConnect 6900 também está incluído para velocidades Wi-Fi 6E de até 3,6 Gbps.

“O Snapdragon 8cx Gen 3 se baseia na tecnologia que transformou a indústria de PC, oferecendo experiências premium com desempenho inovador por watt, câmera e áudio imersivos com aceleração de IA aprimorada, conectividade 5G ultrarrápida e segurança de chip para nuvem em thin, sistemas fanless”, afirma Miguel Nunes, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos da Qualcomm Technologies.

Segundo a Qualcomm, o Snapdragon 8cx Gen 3 marca a primeira plataforma de PC Windows de 5 nm do mundo. “Nosso nó de processo avançado de 5 nm, combinado com outras otimizações, nos permite melhorar drasticamente o desempenho da CPU Qualcomm Kryo, enquanto mantém o consumo de energia semelhante ao da geração anterior, resultando em novos níveis de eficiência”, disse a empresa.

A empresa afirma ainda que a integração de novos núcleos principais permite ao Snapdragon 8cx Gen 3 um aumento de desempenho de geração de até 85% e desempenho por watt até 60% maior em relação à plataforma x86 competitiva (baseado no teste multithread do GeekBench 5 comparando plataformas de referência da Qualcomm Technologies e dispositivos comerciais concorrentes).

O Snapdragon 8cx Gen 3 também suporta reprodução de vídeo HDR 4K (até 120 fps) e o Qualcomm Spectra ISP foi revisado para melhorar o tempo de inicialização da câmera em até 15%, diz a publicação do site ZDNet.

O 8cx Gen 3 vem com a tecnologia de cancelamento de ruído e oferece a última geração 3A – foco automático, balanço de branco automático e exposição automática – para que o Microsoft Teams ou as chamadas do Zoom se adaptem ao movimento do usuário e às mudanças de iluminação com vídeo de alta qualidade.

O processador também oferece 29+ TOPS de aceleração de IA, quase 3 vezes a plataforma competitiva líder, destacou a empresa.

Quanto à segurança, a Unidade de Processamento Seguro (SPU) do Snapdragon 8cx Gen 3 implementa a arquitetura Microsoft Pluton para armazenar dados confidenciais, incluindo chaves criptográficas. A criptografia de memória de tempo de execução é outra nova adição de segurança, diz o ZDNet.

Snapdragon 7c+ Gen 3

Para fortalecer os ecossistemas básicos do Windows PC e Chromebook com conectividade 5G robusta e experiências avançadas de IA, a empresa também revelou a plataforma de computação Snapdragon 7c+ Gen 3. Ambas as plataformas utilizam tecnologia inteligente e conectada para modernizar as experiências do PC e redefinir a computação móvel para os usuários finais, disse a empresa em comunicado.

“Com o Snapdragon 7c+ Gen 3, estamos elevando o nível de entrada ao estender a computação móvel 5G entre os ecossistemas. Seja para consumidores, negócios ou educação, as plataformas de computação Snapdragon oferecem os recursos e experiências de que nossos clientes e usuários finais precisam”, adiciona Nunes.

A nova plataforma de computação Snapdragon 7c+ Gen 3 habilitará uma nova classe de dispositivos básicos com “níveis excepcionais de desempenho e recursos avançados”, diz a empresa. O 6nm Snapdragon 7c+ Gen 3 vem com uma CPU Kryo e Adreno, hardware revisado que a Qualcomm diz que resultou em um aumento de desempenho da CPU de até 60% com base em iterações anteriores, bem como um aumento de até 70% nos gráficos, diz o ZDNet.

A plataforma também vem com um Snapdragon X53 5G Modem-RF integrado, o Qualcomm AI Engine (6,5 TOPS) e FastConnect 6700 para velocidades Wi-Fi 6/6E de até 2,9 Gbps.

O Qualcomm AI Engine permite experiências com aceleração de IA por meio de 6,5 TOPS de desempenho. O 7c+ Gen 3 também apresenta conectividade 5G pela primeira vez em uma plataforma de nível de entrada. O sistema Snapdragon X53 5G Modem-RF integrado suporta 5G sub-6 e mmWave – permitindo velocidades de download de até 3,7 Gbps, segundo a Qualcomm. A adição do FastConnect 6700 traz multi-gigabit Wi-Fi 6 e 6E com velocidades de até 2,9 Gbps.

Além disso, o Spectra ISP faz uma aparição com suporte para câmeras triplas e captura de vídeo 4K HDR.

Os dispositivos Snapdragon 8cx Gen 3 e Snapdragon 7c+ Gen 3 devem ser disponibilizados no início do próximo ano.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.