Categories: Notícias

Qual o custo de um ataque DDoS para as empresas?

Os ataques Distributed Denial of Service (DDoS, sigla em inglês para Ataques Distribuídos de Negação de Serviços) crescem e estão cada vez mais sofisticados. A Associação Brasileira de Internet (Abranet), que representa as empresas de internet no Brasil, observa que essa ameaça, que costuma derrubar sites de comércio, de notícias e data centers, causando prejuízos aos usuários e empresas, saltou nos últimos meses.

Para se ter uma ideia, aproximadamente 50% dos 287 provedores de serviço, hospedagem, serviços móveis e corporativos e outros tipos de operadores de redes pesquisados enfrentaram ataques DDoS no período de novembro de 2013 a outubro de 2014, segundo relatório apresentado recentemente pela Arbor Networks. Quase 40% deles tiveram comprometimento na conexão à internet.

Mas qual o custo desse episódio para as empresas? De acordo com os resultados de um estudo conduzido pela Kaspersky Lab e pela B2B International, um ataque DDoS pode causar prejuízos consideráveis – com valores médios que variam de US$ 52 mil a US$ 444 mil, dependendo do tamanho da companhia. Para muitas organizações, essas despesas causam um sério impacto no balanço patrimonial, e também prejudicam a reputação da marca, devido à perda de acesso a recursos on-line para parceiros e clientes.

Os custos totais refletem vários problemas. De acordo com o estudo, 61% das empresas vítimas de DDoS perderam temporariamente o acesso a informações importantes de negócios; 38% não foram capazes de realizar seu core business; e 33% relataram perda de oportunidades de negócios e contratos. Além disso, houve impacto negativo sobre a classificação de crédito da empresa em 29% dos incidentes de ataques DDoS; e em 26% houve aumento dos prêmios de seguros.

Os especialistas incluíram os custos de remediar as consequências de um incidente no cálculo da soma média. Por exemplo, 65% das companhias consultaram especialistas em segurança de TI, 49% pagaram para modificar sua infraestrutura de TI, 46% tiveram de recorrer a advogados e 41% recorreram a gestores de risco.

As informações sobre os ataques DDoS e consequentes interrupções nos negócios muitas vezes tornam-se públicas, aumentando os riscos: 72% das vítimas divulgam informações sobre um ataque DDoS em seus meios, 43% contaram aos clientes sobre o incidente, 36% relataram o problema ao representante de uma autoridade reguladora, e 26% falaram com a imprensa. Com isso, 38% das organizações sofreram perda de reputação e quase uma em cada três organizações afetadas teve que procurar o auxílio de consultores de imagem corporativa.

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

10 horas ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

11 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

12 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

12 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

13 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

15 horas ago