Quais os desafios de TI para 2023 nas organizações? CIOs repondem

Líderes de TI das corporações dividiram quais serão seus focos nas estratégias de tecnologia e negócios de 2023 durante o IT Forum Series

Author Photo
2:03 pm - 10 de novembro de 2022
Claudia Meira (Unilever) e Helio Matsumoto (Fleury) durante o IT Forum Series. Foto: Marcelo Gimenes Vieira, IT Mídia

Todo líder de tecnologia corporativa tem 5 grandes imperativos tecnológicos para observar em 2023 – como bem propôs o IT Forum Series da quarta-feira (9), oferecido pela IBM e realizado pela IT Mídia no Distrito Itaqui –, além da necessidade de fomentar ecossistemas. Mas também é verdade que cada CIO tem seus desafios particulares, que deverão ser foco ao longo do ano que vem. 

Os CIOs e executivos de tecnologia presentes no Series foram estimulados por Silvio Meira a dividir seus planos. Nós, do IT Forum, anotamos tudo.  

 

Luciano Faustinoni, diretor de TI da Serasa Experian 

“É ajustar a transformação estratégica. Vim para o Serasa para fazer um programa de transformação, e o primeiro ano foi de ajustar o mindset.” 

 

Daniel Ferreira, diretor de TI da Eurofarma 

“A parte [da gestão] das pessoas. Conseguir estruturar. Tivemos muitas ‘TIs’ dentro da empresa. Conseguimos organizar o meio de campo e controlar os custos fixos que ficaram para trás.”  

 

Claudia Meira, CIO para a América Latina e Brasil da Unilever 

“Trazer um centro de tecnologia para o Brasil para atender os mercados ao oeste do globo. E fortalecer [o uso de] tecnologia no Brasil.” 

 

Helio Matsumoto, diretor executivo de TI, digital e CAC do Grupo Fleury 

“O desafio é crescer e integrar. Estamos em uma agenda de M&A e consolidação. O outro é transformar construindo uma plataforma privada que integra as instituições de saúde.” 

 

Gaspar de Carvalho Lins, CTO e COO do Banco Digio 

“Nosso desafio é rentabilizar e fazer a principalidade do cliente. Fazer com que ele use o banco digital.”  

 

Luis Rogerio Souza Neto, Diretor de infraestrutura e arquitetura de IT do Grupo United Health 

“O desafio de negócio é a transformação digital, para melhorar o atendimento ao paciente. E de negócios, pessoas e retenção de talentos. Vivemos dois anos totalmente atípicos em termos de perda de pessoas, com um cenário irreal em termos de remuneração inclusive.” 

 

Marcelo Viana Salles, head de TI do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena 

“O grande desfaio é que os donos dos processos criem um roadmap de longo prazo de transformação digital. E para área de TI temos um centro educacional com 3.600 alunos com um polo de transformação digital. O desafio é reter esses alunos para atender as empresas do grupo.” 

 

Mateus Bergamo, CIO e CTO Global da Moove Cosan Lubrificantes 

“Para a Moove negócios e tecnologia caminham juntos. Para nós prioridade é a filosofia da priorização para saber onde vai o dinheiro, e as pessoas como consequência. O problema é lidar com a ambiguidade. Onde e como eu começo.” 

 

Lúcio Oliveira, CIO da Comgás 

“Compramos 19 outras distribuidoras, e o desafio é colocar os investimentos que precisam fazer parte desse portfólio. Há um desafio enorme de universalização do gás. Do ponto de vista de tecnologia é agregar ao negócio uma série de transformações em outras distribuidoras que se perpetuem no mercado.” 

 

Daniel Marques, diretor de Data & Analytics da Natura &Co 

“Desafio é continuar gerando impacto positivo. É uma empresa que se preocupa muito com isso. Para tecnologia eu vejo [como desafio] gerar propósito. Na digitalização, no figital, está faltando falar um pouco mais de proposito. Se não viramos empresas só de recursos e pessoas.” 

 

Adriana Moreira, Head de TI da Veolia Brasil 

“O desafio da vertical de gestão de resíduos [que a executiva lidera] é automatizar aterros sanitários. Temos muitos equipamentos conectados, por isso segurança de IoT é um grande desafio. Também lidero uma startup em que o desafio é a aquisição de pessoas.” 

 

Fernando Pajares, head de TI do Banco Digi+ 

“Proposito de uso é o grande problema que temos. Temos claro um público-alvo, todo mundo tem app [bancário], mas ainda não se encontrou a fórmula do uso na extensão completa da plataforma digital. É um desafio não só pra nós, mas para a cadeia de valor das instituições financeiras.” 

 

Leonardo Sotocorno, head de TI para a América Latina da divisão de sementes da Syngenta 

“O meu, muito ligado ao da Claudia [Meira], é trazer um polo de tecnologia paro Brasil. A gente não tem um foco aqui em tecnologia, digital e inovação. É o foco para os próximos anos.” 

 

Ailton de Almeida Queiroz, CIO da Coamo Agroindustrial Cooperativa 

“Trazer serviços. Faltam pessoas, não só na TI. E o que nós consideramos como propósito é levar aos 30 mil produtores o mesmo tipo de acolhimento, incorporando o digital pra ele. Não simplesmente um app, mas plataforma.” 

 

Luciana Gontijo, head de sistemas para a América Latina da 99 

“Desde a pandemia começamos uma iniciativa de promover o ecossistema [de motoristas]. Iniciativas de mobilidade urbana. E trouxemos montadoras para baratear o custo do carro elétrico no Brasil e disponibilizar nas locadoras. E também empresas de energia para habilitar postos de recarga.” 

 

Marco Hamsi, vice-presidente de TI da Martin-Brower 

“Desafio para 2023 é tirar o backlog de projetos em função da crise. E tratar os novos, que não param de aparecer. E ao mesmo tempo pensar em inovação. Para 2023 não vai ser fácil com tudo isso acumulado.” 

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Editor do IT Forum. Jornalista com 12 anos de experiência nos setores de TI, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios e inovação.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.