Mike Capone, da Qlik: confiança e maestria de dados são fundamentais para estratégia de IA

Durante a abertura do Qlik Connect 2024, CEO falou sobre estratégia da companhia para apoiar clientes na jornada de IA

Author Photo
2:20 pm - 04 de junho de 2024
Mike Capone, CEO da Qlik, durante abertura do Qlik Connect 2024 (Imagem: Rafael Romer/IT Forum)

“Criar valor de forma sustentável com inteligência artificial começa e termina com a maestria de dados”. Essa foi a mensagem de Mike Capone, CEO da Qlik, durante a abertura do Qlik Connect 2024, principal evento anual da companhia de integração de dados e analytics, que é realizado nesta semana em Orlando, nos Estados Unidos.

Em sua apresentação, o executivo pontuou que a revolução da IA generativa transformou o cenário de dados para companhias, mas não mudou uma das máximas da indústria: “garbage in, garbage out” – se um sistema for alimentado com informações de baixa qualidade, entregará apenas resultados de baixa qualidade.

“A grande diferença é que hoje, com poder ilimitado de computação que temos, e com os avanços da IA generativa, nós agora temos a habilidade de produzir lixo em uma quantidade sem precedentes”, brincou. “Mas isso não é engraçado quando prejudica seus negócios.”

Nesse cenário, continuou o executivo, a companhia tem investido em ferramentas que permitem aos usuários criar a “fundação” de dados necessária para a implementação de sistemas de IA. E os desafios de gestão de dados de IA têm sido críticos para organizações.

De acordo com dados da pesquisa “How to use data to fuel Generative AI”, lançada em setembro de 2023 pela consultoria McKinsey, 72% das organizações respondentes afirmaram que gargalos em suas capacidades de gestão de dados já estão prejudicando esforços para escalar o uso de IA.

“As pessoas me perguntam o tempo todo se a IA generativa irá destruir ferramentas de analytics. Eu digo que isso absolutamente não vai acontecer. A IA vai ampliar os analytics, tornar os dados mais fáceis de se trabalhar, trazê-los a uma nova audiência e as linhas serão ‘borradas’, mas não há como a IA generativa vai quebrar os analytics de forma significativa”, argumentou o CEO.

Para se preparar para os desafios que clientes devem enfrentar com a IA generativa, a Qlik tem estruturado suas operações com novas capacidades de IA ao longo dos últimos meses. Em janeiro, a companhia constituiu seu conselho de IA, que tem como objetivo auxiliar a organização e seus clientes no desenvolvimento de produtos responsáveis que utilizam IA.

A companhia também adquiriu no mesmo mês a Kyndi. A organização desenvolve uma plataforma capaz de combinar dados não estruturados e estruturados para o treinamento de modelos de IA generativa e aplicações. Em setembro do ano passado, a companhia também revelou o Staige, plataforma desenhada para ajudar clientes a criar uma fundação confiável para a IA, somando capacidades da empresa com um ecossistema de parceiros.

Qlik Talend Cloud e Answers

Na briga pela estruturação de dados por clientes para acelerar suas estratégias de inteligência artificial, a Qlik deixou clara sua posição de querer apoiar a capacidade de clientes de gerar “confiança” em dados. Dois dos anúncios da companhia durante o Connect reforçam essa posição.

O primeiro é a nova solução Qlik Talend Cloud, plataforma que é uma evolução da aquisição da Talend pela Qlik, completada em maio do ano passado. A negociação teve como objetivo reforçar as capacidades de integridade de dados da empresa, com foco em qualidade de dados.

A Talend Cloud oferece novas capacidades para garantir qualidade e curadoria de dados para IA aos clientes, um marketplace que oferece melhorias aos dados específicos de domínio da organização e ferramentas de engenharia de dados com abordagens de no-code e com codificação.

A solução também integra um “score de confiança” para clientes, que permite que organizações meçam a qualidade de seus dados para prever se estão prontos para serem agregados a um modelos de IA. A Talend Cloud é construída na infraestrutura do Qlik Cloud e garante integração nativa para os clientes da Qlik Analytics.

Leia também: 4 formas de os profissionais de TI se beneficiarem da IA Generativa

O Qlik Answers, por sua vez, é um assistente alimentado por IA generativa que responde às dúvidas de colaboradores a partir de conteúdos não estruturados. A ferramenta fornece respostas personalizadas utilizando fontes de dados privadas e curadas da organização, como bibliotecas de conhecimento e repositórios de documentos.

A solução é desenhada para ser plug-and-play, com integração aos sistemas existentes, permitindo que os trabalhadores tomem decisões informadas em tempo real. A plataforma também integra ferramentas para consulta à origem dos dados em tempo real, permitindo que usuários saibam os dados originais que levaram às respostas do modelo, mantendo a confiança e a transparência.

“A Qlik está acelerando o valor comercial da IA com o lançamento do Qlik Talend Cloud e do Qlik Answers”, anotou o CEO da empresa. “Essas inovações nos posicionam para atender às oportunidades do mercado com soluções de IA completas e independentes de tecnologia”. As duas soluções estão em fase de preview pública e estarão disponíveis a partir do próximo mês para clientes.

Também durante o evento, a companhia revelou um acordo de colaboração estratégica com a Amazon Web Services (AWS), que tem o objetivo de aumentar a inovação por meio de novos investimentos para avançar no desenvolvimento de soluções confiáveis de IA Generativa. O acordo plurianual irá fornecer suporte para o desenvolvimento de aplicações de IA, melhorando a utilização de dados pelos clientes e simplificando a conformidade dos dados e acelerando a adoção da IA.

*o repórter do IT Forum está em Orlando a convite da Qlik

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Rafael Romer

Rafael Romer é repórter do IT Forum. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Tem mais de 12 anos de experiência na cobertura dos segmentos de TI, tecnologia e games, com passagens pelo Olhar Digital, Canaltech, Omelete Company, Trip Editora e IG.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.