Projeto da Vórtx com a Cadmus otimiza operações e permite expansão

Empresa de tecnologia financeira elevou eficiência e qualidade da entrega de projetos de TI e permitiu triplicar capacidade de entrega

Author Photo
3:40 pm - 24 de janeiro de 2025
Everson Ramos, da Vórtx. Foto: Reprodução, LinkedIn

A Vórtx é uma empresa brasileira que oferece infraestrutura e soluções fiduciárias para o mercado de capitais, incluindo serviços de escrituração e liquidação de ativos como FIIs, FIPs, FIDCs e ETFs. Fundada em 2015, a empresa experimentou um crescimento rápido, além de ter que lidar com a complexidade inerente ao setor financeiro.

A companhia sentiu necessidade de otimizar operações e aumentar sua eficiência. Encontrou uma maneira com a Cadmus, empresa de TI brasileira, que executou um projeto que permitiu à Vórtx consolidar bases tecnológicas para oferecer soluções aos investidores e ao mercado financeiro.

“A tecnologia atualmente não é só o motor da nossa operação, mas um diferencial estratégico para crescermos de maneira segura e organizada. A governança baseada em dados e a otimização de processos foram essenciais e tiveram uma participação ativa nos nossos resultados”, explica Everson Ramos, CTO da Vórtx. Segundo ele, a empresa triplicou a operação no período.

Leia mais: Hera Build chega ao mercado para democratizar IA

A empresa adotou monitoramento em tempo real de indicadores, o que permitiu a identificação de gargalos, alocação de recursos mais eficaz e implementação de melhorias. O projeto trouxe ganhos de eficiência operacional e garantiu a escalabilidade, segurança e controle que a companhia necessitava, dizem as partes envolvidas.

“A implementação de práticas ágeis, como o Kanban, também trouxe mais flexibilidade, permitindo que a empresa respondesse rapidamente a pedidos e mudanças de última hora, o que era um desafio no modelo anterior. A eficiência e eficácia no suporte é outro ganho importante. Para se ter uma ideia, no ano passado foram mais de 500 chamados atendidos, sempre com foco na resolução rápida de problemas”, conta Ramos.

Foco em pessoas

O executivo diz que um dos aspectos mais valorizados da parceria está relacionado às pessoas. Além de capacidade técnica e times fornecidos pela Cadmus, profissionais com conhecimento para funções como Business Owners (BOs), Product Owners (POs) e Tech Leads foram incorporados ao projeto.

Ramos salienta que havia compromisso com o bem-estar dos profissionais alocados, assegurando que estejam integrados à cultura e recebendo suporte necessário. Performance e satisfação do time são acompanhadas de perto. O índice de felicidade atual, de acordo com o Niko Calendar, chega a 95%.

Já para Alex Salino, CEO da Cadmus, o diferencial que causa impacto positivo nos resultados está na combinação entre inovação, estruturação ágil e foco no capital humano.

“Além dos números impressionantes, como mais de 100 projetos entregues e a performance aumentada em 35%, há uma conquista menos visível, mas igualmente valiosa: o fortalecimento de uma cultura de colaboração, inovação e excelência que prepara a Vórtx para desafios ainda maiores nos próximos anos”, diz Salino.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.