Notícias

Projeto tenta digitalizar dados de qualidade da água do Rio Amazonas

A Diebold Nixdorf, fornecedora de tecnologia para bancos, anunciou apoio ao Projeto Yara, que busca monitorar a qualidade da água da bacia do Rio Amazonas. O projeto, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem como foco o desenvolvimento de uma plataforma de análise automática e em tempo real das águas da região.

Para coletar e analisar dados de temperatura, condutividade, turbidez, entre outros parâmetros, serão instalados sensores eletrônicos no rio, entre Manaus e Parintins. A plataforma promete reduzir o tempo e os custos envolvidos no monitoramento das águas dos rios, tornando o processo de análise e acompanhamento da bacia do Rio Amazonas mais ágil e confiável.

“Estamos muito felizes em fazer parte deste projeto que visa agilizar e reforçar o monitoramento das águas dos rios de toda a região”, diz Fernando Curcio, Diretor Industrial da Diebold Nixdorf Brasil e responsável pela fábrica da companhia em Manaus. “A Diebold Nixdorf é reconhecida mundialmente por seu trabalho de responsabilidade social e ambiental, e nossa gestão em Amazonas também segue essas diretrizes. Buscamos colaborar com a comunidade para a promoção de um ambiente mais sustentável e justo. O trabalho da UEA tem uma grande sinergia com este propósito que queremos compartilhar.”

“Por conta de toda a extensão e pela dificuldade de acesso, a coleta de amostras para a análise laboratorial das águas de todos os rios demanda um esforço sempre muito grande e que, às vezes, pode se deteriorar no transporte ou manejo do material coletado. O programa busca reduzir esses desafios ao permitir a coleta automatizada da água”, explica o professor Carlossandro Albuquerque, um dos idealizadores do projeto.

Leia também: Alta complexidade marca projeto de produtividade premiado do Grupo Ultra

Segundo comunicado da Diebold Nixdorf, o apoio da companhia busca ajudar a viabilização da construção de um importante ecossistema digital que permitirá o desenvolvimento do projeto, além de estudos sobre possíveis parcerias. A empresa não abriu detalhes financeiros de quanto dedicará ao projeto.

Para tornar a análise das águas mais rápida, o projeto instalará um conjunto de mini estações de coleta de dados automática, iniciando no porto de Parintins. Essas miniestações serão compostas de sensores e transmissores especialmente projetados para resistir às intempéries, resíduos e predadores do ambiente.

A iniciativa do Yara também irá contribuir para a construção de uma base histórica dos resultados obtidos para as comparações e verificações necessárias para um mapeamento completo.

“Já iniciamos um ponto muito importante que é a digitalização dos resultados e padrões que vamos analisar diariamente. Vamos criar um registro único, com o compilado de informações recentes para contribuir no monitoramento da água”, explica o professor Dr. José Camilo Ramos.

A Diebold Nixdorf mantém em Manaus uma fábrica com 350 colaboradores e 18 mil metros quadrados, certificada pela ISO 14000 (focada em gestão ambiental). A planta possui sistema próprio de gestão de resíduos e tratamento de água, por exemplo.

“Hoje, mais de 80% do material que utilizamos na produção de nossos equipamentos é reciclado”, observa Curcio.

Recent Posts

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

7 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

20 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

2 dias ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

2 dias ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

2 dias ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

2 dias ago