Programa de spam compromete 700 milhões de e-mails

Author Photo
7:19 pm - 31 de agosto de 2017
e-mail spam e-mail spam

Mais de 700 milhões de endereços de e-mails, bem como milhões de senhas, caíram em domínio público graças a um programa de spam mal configurado, gerando um dos maiores vazamentos de dados já registrados. De acordo com especialistas em segurança, o número final de e-mails reais deve ser bem menor em razão da grande incidência de endereços falsos, incorretos e repetidos.

Os dados ficaram expostos porque os geradores de spams falharam em dar segurança a um de seus servidores, permitindo a qualquer visitante baixar vários gigabytes de informações sem solicitar qualquer credencial. É impossível determinar quantos baixaram a sua própria cópia dessa imensa base de dados.

Embora existam mais de 700 milhões de endereços de e-mails na base de dados, aparentemente muitos deles não são associados a contas reais. Alguns são incorretamente pinçados da internet enquanto outros parecem terem sido criados por adivinhação, com a adição de palavras como “vendas” antes de um domínio padrão, gerando, por exemplo, [email protected].

Há ainda milhões de senhas nesse vazamento que parecem ser resultantes da coleta de informação por parte dos geradores de spams na tentativa de ingressar nas contas de e-mails dos usuários e enviar mensagens personalizadas com seus nomes. Especialistas afirmam, porém, que a maioria das senhas aparentam ter sido coletadas em vazamentos anteriores, como o de 164 milhões de contas registrado pelo LinkedIn em maio do ano passado.

Na análise de Giovanni Verhaeghe, diretor de Produto e de Estratégia de Mercado da Vasco Data Security, empresa líder global em soluções digitais incluindo identidade, segurança e produtividade para os negócios, “vazamentos desse porte sublinham, uma vez mais, a importância da educação quando o tema é gerenciamento e uso de senhas. Alterar as senhas comprometidas pode ser um bom primeiro passo, mas o vazamento tem pouco a ver com as senhas que nós usamos. Ele é resultado da facilidade com que esses dados podem ser acessados por quem está de fora. O peso da responsabilidade recai fortemente nas organizações e no quanto elas investem na segurança das informações que os usuários compartilham com elas. Isso fará uma enorme diferença em termos da confiança do usuário”.

Giovanni Verhaeghe destaca ainda que os usuários hoje querem uma experiência confortável entre os diversos canais à sua disposição. “Quanto mais amigável a interface com o usuário, maior é a necessidade de segurança. A segurança pode e deve ser transparente, mas se ela não protege os usuários e os seus dados ela pode estar deixando a porta aberta para ataques criminosos”, conclui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.