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Profissional DevOps: saiba negociar melhor o seu salário

Estudo realizado pela InformationWeek EUA sobre habilidades revela
que empresas menores ainda não estão à caça de profissionais com habilidades de
DevOps, enquanto as grandes empresas já começam a ficar preocupadas com a falta
mão de obra especializada. O DevOps, focado na combinação de desenvolvimento,
testes, implantação e operação é atualmente sinônimo de entrega rápida de
aplicativos.

Entre os respondentes que pertencem às organizações com
menos de mil funcionários, 52% dizem que que anda não estão procurando por
profissionais de DevOps. Entre os que estão, 22% afirmam que essas habilidades
ainda não estão disponíveis no mercado a qualquer preço (4%), ou que existe uma
dificuldade moderada de encontrá-los (18%). Apenas 11% informam que estão
contratando esses profissionais facilmente.

Leia mais: Os principais
mitos sobre DevOps

Nas empresas com mais de mil colaboradores, o cenário muda
dramaticamente. Apenas 38% não têm conhecimento em DevOps e 12% relatam estarem
contratando de maneira fácil. Já 40% consideram que essas habilidades não estão
disponíveis no mercado a qualquer preço (6%) ou que há dificuldade moderada de
serem encontradas.

Essa realidade indica oportunidades para aqueles que estão
trabalhando com DevOps. Mas como você pode se posicionar como um especialista
em DevOps e negociar um bom salário?

De acordo com desenvolvedor e evangelista da AppDynamics, Dustin
Whittle, em um modelo reativo uma empresa pode gastar cerca de US$ 70 mil anualmente
só com alarmes falsos, o que é uma avaliação conservadora. O que se traduz na
perda de receita é uma incógnita.

Há dois pontos que você deve levar em conta para negociar um
aumento:

1 – A pesquisa mostra que não é fácil encontrar pessoas com
conhecimento na área e, considerando que o DevOps é uma mudança cultural, para
uma empresa vale muito mais a pena pagar por uma pessoa que já conhece a TI e a
cultura do negócio.

2 – Não adotar o DevOps é que pode trazer eventuais custos
no futuro.

Em termos de cultura, só porque o DevOps não é algo isolado,
mas sim parte do dia a dia de um profissional de TI, não quer dizer que não há
tecnologias relacionadas e necessidades crescentes de pessoas com ótimas
capacidade de liderar o movimento de mudança.

Andi Mann, vice-presidente e CTO da CA Technologies, e Rajat
Bhargava, cofundador e CEO da JumpCloud, participaram recentemente de um
debate da InformationWeek EUA no qual discutiram se as empresas devem contratar
engenheiros DevOps ou aplicar os princípios de DevOps em todas as operações e
funções de desenvolvimento de aplicativos.

Durante a conversa, Mann ofereceu alguns passos que ajudam a
formalizar o DevOps dentro de sua empresa:

– Não basta pregar o DevOps. É preciso convencer seus pares
influentes, gestores diretos, executivos de negócios e lideranças operacionais,
incluindo o CFO e vice-presidente de RH. Talvez até mesmo o COO ou CEO. Pense
em como DevOps pode ajudar nos objetivos estratégicos de TI, como a implantação
multiplataforma, entrega mais rápida de apps para funcionários e clientes e uma
melhor experiência ao usuário final. “Adeque seu discurso de acordo com
quem você está tentando convencer e procure mostrar como DevOps pode proporcionar
benefícios específicos que esta pessoa”, recomenda. “Eles também
lidam com política e barreiras, pois também precisam lidar com KPIs e MBOs”,
comentou.  

– Não fale tecniquês, fale a linguagem dos negócios. O
estudo indica que os entrevistados citam habilidades como a capacidade de
comunicar e a compreensão do negócio como algo difícil de encontrar. Desenhe um
plano realista que mostre os avanços e resultados, bem como o que vale a pena
manter. Não fale sobre velocidade, contagens de bugs ou tempos de sprint.
“E não fale sobre os resultados ‘fofos’, como produtividade”, aconselha
Mann.  O CEO já ouviu essa música antes.
Em vez disso, o procure reunir resultados mensuráveis e economias de recursos
associados ou o aumento de receitas que justifiquem um salário mais alto.

Tenha um plano de mitigação de risco, ou pelo menos reconheça
o que tem potencial para ser uma mudança cultural fundamental. “A chave
aqui é não pintar um quadro com um arco-íris e unicórnios, mas sim ser realista
sobre os custos, treinamento de pessoal, prazos de entrega, resistência da
organização, mandatos executivos, política”, detalha Mann. Isso mostra que
você é um realista e está olhando para fora do negócio, e não apenas para a TI.
 

Saiba quais ferramentas você precisa e tenha um plano,
incluindo números orçamentais realistas, para adquirir esses sistemas e
aprender a como usá-los. Caso contrário, você está se preparando para o
fracasso. “Sim, DevOps é possível sem ferramentas – mas as ferramentas
certas são capazes de torná-lo muito mais fácil de ser bem sucedido, e em algumas
organizações que você não será capaz de efetuar a mudança impactante sem
eles”, alerta o executivo.

Os respondentes da pesquisa que enfrentam a escassez de
talentos precisam treinar os funcionários atuais em novas habilidades – é o
mecanismo de enfrentamento “número 1”. A saída, nesse caso, é buscar capacitar
a si mesmo e seus pares, e isso mostra iniciativa.   

Sob uma perspectiva de habilidades, Mann afirma que uma pesquisa
envolvendo 1,3 mil profissionais de TI mostra que os elementos mais importantes
de DevOps para executivos e gerentes – pessoas que contratam e definem as faixas
salariais para os programas de DevOps –são automação de TI, desenvolvimento
ágil, bem como a capacidade de montar um ambiente de colaboração, de modo que possuir
experiência nessas áreas seria um grande começo. “Aprenda ferramentas como
Chef, Puppet ou CA LISA, por exemplo. Aprenda o processo de programação ágil e outros
esforços relacionados, como Kanban, e aprenda a promover e agir em colaboração
por meio de processos e tecnologias, como o monitoramento compartilhado ou planejamento
do projeto compartilhado.”

Vale a pena reiterar a ênfase do DevOps nas “soft skills”. “Mais
uma vez, a partir da pesquisa, as principais habilidades procuradas por
esses gerentes de contratação são a compreensão da estratégia e das prioridades
de negócios, o conhecimento dos processos de negócio e as habilidades de
comunicação”, diz Mann. “Então, especialmente para os candidatos
internos, mas que também vale candidatos externos, olhe para arquivos SEC da
empresa, relatório anual, apresentações corporativas e outros conteúdos da
estratégia”. Determine como tudo isso se alinha com os processos de negócios
específicos, e descubra como DevOps poderia fazer esses processos melhor.

“É claro que tudo isso é muito específico, mecanicista
e prescritivo, e o DevOps não é nenhuma dessas coisas”, lembra Mann, “mas gerentes
de contratação querem critérios objetivos e mensuráveis”.

As equipes DevOps devem passar mais tempo melhorando as
coisas, e menos consertando as coisas. Equipes de DevOps devem se recuperar de
falhas mais rápido e entregar aplicativos duas vezes mais rápido. Velocidade, agilidade e melhoria
contínua? Inestimável.

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