Notícias

Profissionais devem aderir ao conceito de lifelong learning em 2020

O ano está no fim e é chegada a hora de se fazer uma avaliação para começar 2020 com todo o gás. Para o consultor de inovação e tendências e fundador da Wis Educação, escola para profissionais do futuro em Vitória (ES), a chave está na adesão imediata ao chamado Lifelong Learning, em uma tradução livre para o português “aprendizado por toda a vida”.

Jornalista de formação e empreendedor desde os 15 anos, Carrareto hoje com 34 sempre esteve ligado a alguma oportunidade de negócio. “Costumo dizer que as pessoas nascem ou não empreendedoras, é um modo de enxergar a vida, não o lado profissional”, conta. Esse desejo constante de gerar oportunidades trouxe consigo a necessidade de aprender mais e mais a todo momento e o fato dele ter conseguido transformá-la em prática tem, segundo ele dois motivos: “Gosto de aprender e entender o valor que essa novidade terá em minha vida”.

Foi a partir disso que Leo esbarrou há alguns anos com o conceito de Lifelong Learning e se identificou logo à primeira vista. “Me considero um lifelong learner da vida real. Ao longo da minha vida aprendi a aprender e apesar de rotina de trabalho corrida sempre busco estudar algum tema, muitas vezes sem relação direta com as minhas atividades pois entendi uma premissa básica, tem que ser entendido como seu lifestyle mesmo”, afirma.

Segundo Leo, que promove consultorias em grandes empresas e participa de eventos por todo o país, um dos grandes abismos entre empresas e profissionais do mercado é o olhar sobre o que significa e para que serve aprender. “A discussão é longa e complexa, mas sem dúvidas está acontecendo um movimento e quem não abrir os olhos ficará para trás. As relações de trabalho estão cada vez mais voláteis por isso é cada vez mais importante mesmo até quem é funcionário ter um comportamento empreendedor, ou seja, interessado pelo novo”, comenta.

O empreendedor busca com a Wis Educação levantar essa bandeira do Lifelong Learning. Desde 2011 em Vitória (ES) a escola ajuda profissionais a desenvolverem capacidades tanto técnicas solicitadas no mercado de trabalho voltadas a negócios, tecnologia, marketing e inovação e também soft skills, como ter melhor inteligência emocional. Ao longo dos anos foi desenvolvida por lá a metodologia “eutagógica”, ou seja, que traz o aluno como responsável principal pelo seu processo de mudança.

“Hoje em dia engana-se que devemos olhar apenas para habilidades mensuráveis em uma tabela. Quem deseja entrar em 2020 com o pé direito e trilhar os próximos anos de forma mais promissora deve olhar também para dentro de si e buscar conhecimentos o que façam crescer também como cidadão. Isso é que o capacita alguém ser um Lifelong Learner”, finaliza.

*Leonardo Carraretto,  empreendedor, especialista em marketing, inovação e educação com mais de 20 anos de experiência. É um dos embaixadores no Brasil da Singularity University, a principal referência de ensino sobre inovação na atualidade, onde também estudou. Desenvolveu um carreira em torno da tecnologia, criando projetos e produtos inovadores em todo país. Já teve agência de propaganda e já atendeu Google, Itaú, Bradesco, Afiliadas Globo, Governos e diversas grandes, médias e pequenas empresas brasileiras.

**Sobre a Wis Educação: a WIS Educação nasceu em 2011 em Vitória (ES) como uma empresa focada em desenvolver o mercado. O lado Educação ganhou destaque e reconhecimento rapidamente pela qualidade dos temas e do formato dos cursos. Assim, a WIS, em movimentos rápidos de pivotagem se tornou WIS Educação. Em nosso nome, carregamos a crença de que a sabedoria (WISDOM) é o principal destino do acúmulo de conhecimento. Mais que apenas transmitir, queremos formar profissionais completos e atualizados nas habilidades e competências que o futuro exige.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

6 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

7 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

8 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago