Produção de smartphones crescerá em 2021, segundo TrendForce

Ainda assim, desempenho das marcas de smartphones durante 2021 também pode ser afetado por instabilidades geopolíticas

Author Photo
6:01 pm - 07 de janeiro de 2021

Após um ano ruim para a indústria, o mercado de smartphones deve se recuperar em 2021. Segundo a TrendForce, em 2021 há a previsão de serem produzidos 1,36 bilhão de celulares, aumento de 9% na comparação com o ano passado.

A pandemia continuará a ter influência na economia e será a principal variável central na projeção de produção. Na análise da consultoria, o desempenho das marcas de smartphones durante 2021 também será afetado por instabilidades geopolíticas e pela falta de capacidade de produção disponível no mercado de fundição de semicondutores.

Leia também: Agenda 2021 do CIO: prepare-se para aumentar a inovação digital

As seis principais marcas de smartphones classificadas por volume de produção em 2020 foram: Samsung, Apple, Huawei, Xiaomi, OPPO e Vivo. Os dados da TrendForce também estimam que a Huawei deverá ficar de fora do ranking das seis principais fabricantes neste ano. Em primeiro lugar, por conta das restrições de exportações cada vez mais rigorosas dos Estados Unidos, e a separação da marca Honor.

A Xiaomi também deverá assumir a terceira posição e a Transsion – baseada em Shenzhen, na China e uma das principais marcas no continente africano e no sul asiático – completará o ranking das seis fabricantes mais importantes. Essas seis empresas deverão responder por 80% do mercado global em 2021.

Sobre o 5G, em 2020, a participação do 5G no total de smartphones produzidos chegou a 19%, e atingiu a marca de 240 milhões de unidades, de acordo com o estudo. A empresa estima que, para 2021, a participação chegue a 37%, com uma produção anual de cerca de 500 milhões de unidades. Além disso, a empresa afirma que a produção pode ser reduzida no final do ano se a demanda esperada não se materializar ou se o acesso a componentes específicos for limitado, como aconteceu em 2020.

Com informações da Mobile Time

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.