Agenda 2021 do CIO: prepare-se para aumentar a inovação digital

Organizações que aumentaram o financiamento da inovação digital têm 2,7 vezes mais chances de apresentar desempenho superior do que as que estão atrás

Author Photo
9:43 am - 05 de janeiro de 2021
Imagem: Adobe Stock

Apesar do clima econômico difícil em 2020, os líderes de TI esperam um aumento de 2%, em média, no orçamento de TI para 2021, de acordo com a Agenda de CIO do Gartner. E eles não estão se iludindo. Os conselhos de administração planejam aumentar os gastos com TI e tecnologia em 6,9% em média em toda a empresa.

O investimento faz sentido, pois os líderes organizacionais pretendem gastar mais recursos mais rapidamente em aceleração digital para melhor se adaptar às mudanças nas condições econômicas causadas pela pandemia. Apesar da incerteza criada pelo COVID-19, os melhores desempenhos aproveitaram a oportunidade para se apoiar na mudança resultante da pandemia e aumentar o financiamento para a inovação digital.

Eles investiram mais rapidamente, e esses investimentos eram importantes. As organizações que aumentaram o financiamento da inovação digital têm 2,7 vezes mais chances de apresentar desempenho superior do que as que estão atrás.

Leia também: Por que os ciberataques serão mais comuns em 2021

No entanto, olhando para o futuro, a lacuna começa a se fechar para o planejamento de 2021, com 69% dos profissionais de alto desempenho planejando aumentar o financiamento para inovação digital, em comparação com quase 68% dos profissionais de desempenho típico.

Ainda mais revelador é o que diferencia o processo de obtenção de fundos adicionais de TI nas organizações de topo em relação às últimas. Nas principais organizações, os CIOs enfrentam menos restrições, com 28% afirmando que garantiram financiamento adicional especificamente para oferecer suporte a mais experimentação / tomada de risco em TI. Esse número está mais próximo de 19% para as organizações em atraso.

O que os CIOs podem fazer?

Segundo o Gartner, os executivos devem garantir que as iniciativas de TI estejam alinhadas com a aceleração de negócios digitais e elabore casos de negócios em torno dos canais digitais “Procure projetos de back-office para finanças, marketing ou RH que podem ser colocados em segundo plano para realocar o financiamento para a inovação digital”, aconselha a consultoria.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.