Prevcom contrata Gartner para projeto de transformação digital

Fundação paulista espera aumento da demanda por regimes de previdência complementar no país. Consultoria deve preparar infraestrutura de TI e processo

Author Photo
7:16 pm - 17 de março de 2021
INSS lança IA

Promulgado pelo Congresso Nacional em novembro de 2019, a mais recente Reforma da Previdência promoveu uma série de mudanças no sistema brasileiro de aposentadorias. Uma delas diz respeito a estados e municípios que contam com regimes próprios de aposentadoria (RPPS) para servidores públicos. Eles precisam implementar, até novembro de 2021, regimes de previdência complementar (RPCs).

Valores de aposentadoria e pensão concedidos pelos regimes próprios deverão se limitar ao teto do INSS, atualmente R$ 6.433,57. Valores que o excedam exigirão contribuição à parte.

De olho nesse movimento, a Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom), responsável pelos planos de aposentadora complementar dos servidores do estado, firmou contrato com a consultoria Gartner. O objetivo é acelerar projetos de tecnologia e transformação digital, especialmente revisão de processos, proteção de dados, computação em nuvem, redução de custos e operação integrada de sistemas e soluções.

Leia mais: Fintechs brasileiras já receberam meio bilhão de dólares em 2021

O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do estado no dia 5 de fevereiro, e prevê prestação de “serviços técnicos de pesquisa e aconselhamento independente e imparcial em tecnologia da informação e comunicações”. O contrato tem prazo de 12 meses e valor de R$ 788,7 mil reais.

O objetivo da entidade é abrigar estados e municípios obrigados pela reforma a implantar planos de previdência complementar e que optem por não criar fundações próprias. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, essa alternativa é cara, e vincular-se a “uma estrutura consolidada como a Prevcom é a solução viável”.

O órgão administra sistemas para os estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de oito municípios de São Paulo.

Expectativas

A projeção da Prevcom é que haverá procura maior pelos serviços da entidade até o fim do ano, e ter uma plataforma digital é crucial para absorver a demanda. São Paulo tem 645 municípios e “uma parcela considerável deles provavelmente fará este movimento em direção à Prevcom”, diz a entidade.

Segundo a fundação, a parceria com o Gartner prevê acesso ilimitado à “base de conhecimento, pesquisas, comunicação e aconselhamento para planejamento de ações na área de tecnologia”. A expectativa é que a consultoria ajude o órgão na “identificação de oportunidades de aprimoramento que se revertam em benefícios aos participantes em curto prazo”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.