Predição e prevenção balizam uso de tecnologia da Dasa

Inovação na Dasa não está ligada somente à tecnologia, é um tema matricial, presente em todas as estratégias da companhia. É um processo que envolve mudança cultural e de mentalidade, além de integração, trazendo nova forma de pensar e agir, permitindo à companhia implantar no setor conceitos de predição e prevenção.

É como descreve Danilo Zimmermann, diretor-geral de tecnologia e transformação digital da Dasa, o segredo da companhia, que a levou a conquistar a quarta posição no ranking do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2022, promovido pela IT Mídia.

O executivo revela ainda que essa cultura ocorre em todas as áreas da empresa e a posiciona em um patamar diferenciado. “A Dasa tem o mindset, a tecnologia e a agilidade inovadora de uma healthtech, mas com todo o cuidado e responsabilidade de uma grande organização”, ressalta.

O processo de inovação da empresa conta com forte ecossistema, que inclui equipe multidisciplinar formada por cientistas, engenheiros de dados, arquitetos de solução, projetistas de redes neurais, desenvolvedores, bioinformatas e médicos. Todos trabalhando em áreas primordiais do ecossistema de saúde da empresa.

CONFIRA: O ranking completo d’As 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2022

“Além disso, temos o reforço do DasaInova, com time dedicado exclusivamente à inteligência artificial (IA), criando modelos, validando algoritmos e integrando dados para conferir mais agilidade e assertividade aos laudos de exames”, relata Zimmerman, acrescentando mais resultados como aumento de produtividade, redução de custos, automação de atividades operacionais e informações em tempo real. “Hoje, já são dez projetos de IA e temos 16 em andamento.”

Frutos da inovação

A Dasa coleciona destaques na área de saúde no uso da TI. Possui um data lake com 6,4 bilhões de dados, 50% deles interoperáveis, que contribuem para o cuidado da saúde, e não apenas tratamento da doença.

A inovação é tão presente na estratégia da companhia que a Dasa diz ser a única instituição do setor, em todo o mundo, a integrar o Center for Clinical Data Science, da Universidade de Harvard, em soluções para criação e validação de algoritmos de inteligência artificial, além de ser parceira da Artens, no Vale do Silício.

Sem contar que, em open innovation, a empresa tem startups em toda a cadeia de cuidado, para que as inovações possam ser observadas nos hospitais, otimizando fluxos de pacientes e aquisições de materiais em diagnósticos. “Essa estratégia aprimora processos de exames e a experiência dos pacientes e na criação e aumento de funcionalidades do Nav, nossa plataforma de saúde digital.”

Em 2018, a companhia criou a área de Inovação Aberta e Relacionamento com Startups, que gerou a construção do Cubo Health, do qual é patrocinadora e parceira. A iniciativa já reúne mais de 330 startups de tecnologia de saúde mapeadas, mais de 20 protótipos com startups, seis contratações de startups e 35 em seu portfólio.

E não parou por aí. Conta com a área de Engajamento com Startups, focada em novas oportunidades que gerem eficiência operacional e melhorem a experiência em saúde de médicos e pacientes. “A meta é ampliar a eficiência operacional e melhorar a experiência em saúde de médicos e pacientes, por meio de um amplo leque de iniciativas, que leva em consideração diferentes níveis de maturidade de cada negócio engajado”, revela.

Projeto vencedor

Para Zimmermann, o caso de sucesso inscrito no prêmio, o “A Navegação Assistencial Digital”, apoiado em IA, sintetiza a estratégia da Dasa em inovar para que os usuários tenham uma jornada de saúde mais fluida, integrada e humanizada.

“Ele foi desenvolvido para antecipar tratamentos, simplificar a jornada do paciente e aproximá-lo do médico, assim como integrar as informações de forma simples e agilizar o processo de cuidado da saúde, que se torna mais preventivo e com chances mais favoráveis de desfecho positivo”, explica o executivo.

Desde 2015, a Dasa investe de forma mais estruturada em tecnologia e inovação, apostando na análise de dados para tornar a saúde mais preditiva e o modelo de negócio cada vez mais sustentável.

“Estar entre os primeiros do ranking das empresas mais inovadoras do Brasil é um reconhecimento importante de todo esforço que os times ligados à Tecnologia de Transformação Digital da Dasa têm empenhado nesses últimos anos para levar o setor de saúde no Brasil a um outro patamar”, finaliza o agente de inovação da Dasa.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

16 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

16 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

3 dias ago