Potencialize seus negócios com essas 6 dicas

Não importa a área de atuação, todas as empresas podem tirar proveito, direta ou indiretamente, de ferramentas tecnológicas para otimização do trabalho no dia a dia, mensuração de resultados e planejamento de ações que melhoram a qualidade dos seus serviços. São computadores, smartphones, aplicativos, sistemas multimídias, que fazem todo o negócio girar de maneira mais eficiente e, é esse o segredo do sucesso: usar as inovações para estar à frente dos concorrentes e utilizar essa expertise como diferencial de mercado.

Uma pesquisa realizada no ano passado pela Deloitte e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que mesmo durante a crise econômica pela qual o Brasil tem passado, o investimento do setor empresarial em TI aumentou e manteve-se num patamar de 7,6% da receita das empresas nos últimos três anos. Seis em cada 10 executivos destinaram recursos para a Infraestrutura de TI. E os resultados do estudo justificam o investimento, para cada 1% investido em Tecnologia da Informação nas empresas, em dois anos, se reverte num lucro de 7%.

E a questão não se restringe a vultosos investimentos em tecnologia de ponta, por exemplo, uma simples pizzaria pode aumentar seu faturamento apenas adotando um aplicativo de entregas on-line.

Comece já

Segundo Sylvia Bellio, especialista em infraestrutura de TI da IT Line Technology, as empresas que não se prepararem para essa transformação digital encontrarão muitas dificuldades e ficarão para trás. “É preciso estar atento a esse processo, à globalização e se adequar”, afirma.

“Hoje muitos negócios já nascem na nuvem, o comportamento humano já se adequou a tecnologia, então, não se trata mais de esperar o futuro, o futuro já é agora e quanto antes as empresas se adequarem e fizerem melhor uso dessas ferramentas melhor”, esclarece a especialista.

Sylvia separou 6 dicas de como se adequar e começar a utilizar a TI no seu negócio:

1) Pesquise no mercado e verifique softwares e aplicativos que o ajudem na rotina do seu trabalho, seja de controle de produção e estoque, fluxo de caixa, e-mail marketing, SAC e etc.

2) Vá a feiras de negócios do seu segmento e conheça os lançamentos de equipamentos que otimizam o tempo de produção e melhoram a qualidade de seus produtos e serviços.

3) Invista em treinamento – cursos de atualização e capacitação voltados para a área tecnológica são fundamentais para garantir a excelência e uso completo dos recursos adquiridos.

4) Mantenha-se atualizado nas tendências de transformação digital em Data Center, com destaque para a hiperconvergência e novas estratégias de proteção de dados.

5) Cuide da comunicação visual e social da sua empresa – bons sites, perfis em redes sociais ativos e atualizados são o melhor cartão de visita que você pode ter, pois transmitem os valores e diferenciais ao potencial cliente e fidelizam os já existentes.

6) Economize – procure saber quais são as ferramentas tecnológicas que podem ajudar a reduzir custos com equipamentos ou operacionais.

“Pesquise o assunto, estude, busque consultoria. Todos os setores e áreas são impactados pelas inovações, por isso, estar atento a elas é fundamental para a saúde e futuro do seu negócio”, aconselha o executivo.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

1 dia ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

1 dia ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

1 dia ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

1 dia ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

1 dia ago