Notícias

Como manter uma comunicação eficaz no universo corporativo?

No ambiente profissional existem muitas etiquetas a serem cumpridas. Algumas delas, estão implícitas e, embora soem como gentilezas, podem transparecer inseguranças da parte de colaboradores e isto ocorre com mais frequência do que se imagina.

De acordo com Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas e com especialização na Universidade de Harvard (Boston/USA), algumas pessoas na tentativa de agradar figuras de autoridade no trabalho, tendem a falar mais do que ouvir. “Os colaboradores precisam praticar a escuta ativa. Um dos maiores problemas da comunicação corporativa é não ouvir para entender e sim para responder”, revela o especialista.

Slivnik reforça que também é preciso prestar mais atenção às mensagens do restante da equipe para trabalhar de forma mais harmônica com os demais, revela o especialista.

Comunicação é a chave para um bom relacionamento entre colegas e superiores. “O ideal é sempre manter a cordialidade, expondo dúvidas e questionamentos sem se tornar vítima ou parecer arrogante. Assim, o ambiente de trabalho se torna um local mais seguro e confortável para expor ideias e soluções”, explica Alexandre.

Algumas sentenças que diminuem o próprio colaborador como “pode ser que eu esteja errado, mas…” também não são bem vistas. O autor dos best sellers ” O Poder da Atitude” e o “Poder de Ser Você” aponta também que no mundo dos negócios não existem perguntas erradas ou bobas. “Se há uma pergunta a ser feita, por mais que pareça boba, é preciso que seja dita. Evitar a diminuição do questionamento é uma excelente estratégia para ser participativo. Nesse caso, o melhor a ser feito é questionar diretamente. Sempre confie em suas atitudes”, aconselha.

Algumas frases são clássicas entre funcionários e podem indicar a falta de confiança, Alexandre cita as seguintes:

“Essa empresa já não é mais a mesma!” – Aqui, fica claro que a pessoa não se inclui na mudança cultural da empresa. Ele faz parte e pode ser um agente de mudança. Simplesmente terceirizar a responsabilidade pode tirar sua credibilidade.

“Nessa empresa só cresce quem é amigo do chefe” – Essa é clássica. Mais uma vez, profissionais colocando a culpa da sua falta de crescimento nos outros.

“Essa meta será impossível de ser batida” – Desacreditar nos objetivos impostos pela empresa gera um desgaste muito grande.

“Você que manda, afinal, você é o chefe!” – Normalmente os grandes líderes gostam de questionamentos. Quanto maior o questionamento, maior sua contribuição e, consequentemente, maior será o seu poder de influência dentro a empresa.

O especialista também indica a substituição de algumas palavras, pois pode ajudar. “Eu acho” não é uma das melhores maneiras de começar uma frase, pois indica uma imposição. Trocar por algo como “no meu entendimento” ou “entendo que” funciona melhor no mundo corporativo.

Recent Posts

Lei de chips: Polar Semiconductor recebe US$ 120 mi para expandir produção nos EUA

A administração Biden anunciou um novo investimento federal para impulsionar a produção de semicondutores nos…

1 hora ago

Microsoft anuncia investimento de € 4 bilhões em infraestrutura de IA na França

A Microsoft revelou nesta segunda-feira (13) seus planos de investir pesadamente na França, para fortalecer…

18 horas ago

Intel e Apollo estão perto de fechar acordo de US$ 11 bilhões com fábrica de chips na Irlanda

A Intel está em conversas avançadas com a Apollo Global Management para um acordo que…

18 horas ago

NTT Data Inc.: fusão de empresas gera US$ 30 bilhões de receita anual

De origem japonesa, a NTT evoluiu de uma estatal de telecomunicações para uma empresa privada…

19 horas ago

OpenAI anuncia GPT-4o, modelo mais rápido e gratuito para todos usuários

A OpenAI anunciou nesta segunda-feira (13) uma nova iteração do modelo GPT-4, o GPT-4o. O…

19 horas ago

Violação de dados da Dell: invasor relata ter conseguido acesso a 49 milhões de endereços de clientes

A Dell está no cerne de uma violação de dados significativa, conforme alegado pelo invasor,…

20 horas ago