Por que todas essas pessoas estão se demitindo – e para onde estão indo?

Todos sabemos que os trabalhadores estão fugindo de seus empregos, mas exatamente por que eles estão saindo e para onde estão indo?

Author Photo
1:47 pm - 07 de abril de 2022

Em 2021, o Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos informou que uma média de mais de 3,98 milhões de trabalhadores deixaram seus empregos todos os meses. Nunca antes tantos americanos deixaram o trabalho, e os números não melhoraram em 2022. De fato, no mês mais recente, fevereiro, quase 4,4 milhões de pessoas a mais se juntaram ao êxodo do trabalho.

Nas palavras de David Allan Coe e Johnny Paycheck, mais trabalhadores do que nunca estão dizendo: “Pegue este trabalho e jogue-o fora!

Sabemos por que as pessoas saem do trabalho. Embora a baixa remuneração seja uma razão importante, está longe de ser a única razão. De acordo com o MIT Sloan Business Review, o maior indicador de desgaste das empresas que estão perdendo trabalhadores é, em uma grande margem, a cultura de trabalho tóxica. Quão grande? Uma cultura corporativa tóxica é 10 vezes mais relevante do que a compensação financeira na previsão de rotatividade. Outros motivos que foram superiores aos salários foram a insegurança/reorganização do emprego; altos níveis de inovação; falha em reconhecer o desempenho do funcionário; e fraca resposta à Covid-19.

O que é uma “cultura de trabalho tóxica”? As pessoas têm discutido sobre isso desde que tivemos uma conversa realmente honesta sobre o assunto. Mas os autores do estudo do MIT Sloan Business Review adotaram uma abordagem mais acadêmica e analisaram 1,3 milhão de avaliações do Glassdoor.

No estudo, eles encontraram os “cinco tóxicos” – locais de trabalho que são desrespeitosos, não inclusivos, antiéticos, cruéis e abusivos. Se seus funcionários sentirem que não estão sendo respeitados, você os perderá. O mesmo acontece se eles são gays, mulheres, negros, velhos demais, e sentem que estão levando a pior. Um problema relacionado é quando seu pessoal acredita que precisa estar em um grupo específico ou ser o favorito de um chefe para seguir em frente.

Existem outros assassinos de trabalho. Quando seu pessoal acredita que você está mentindo para eles, seja sobre aumentos, promoções ou como ‘seus funcionários são como família’, eles vão embora. Ou, como alguém me disse uma vez em um negócio que eu estava feliz em sair: “Era um negócio de família, um negócio de família muito disfuncional”. Se seu pessoal sentir que está lutando por um aumento ou pelo direito de tomar uma xícara de café, eles vão desistir. Finalmente, gritar com seus funcionários ou falar com eles de forma depreciativa são maneiras seguras de fazê-los sair.

Então, para onde seus ex-funcionários vão quando saem?

História verídica: Ontem saí para cortar o cabelo na minha barbearia favorita. Ela estava fechada para o dia. Não havia ninguém disponível para trabalhar, então eles fecharam as portas. Esta não é uma ocorrência isolada; tornou-se o novo normal para muitas pequenas empresas.

De acordo com uma nova pesquisa da Adobe Document Cloud com gerentes e funcionários de grandes empresas e pequenas e médias empresas (SMBs), as pessoas estão voltando ao trabalho. Elas simplesmente só não vão voltar a trabalhar para você. Especificamente:

  • Um em cada cinco (21%) gestores de empresas candidataram-se a um novo emprego, 26% receberam uma nova oferta de emprego e 6% iniciaram um novo emprego.
  • Ligeiramente menos funcionários da empresa (18%) se candidataram a um novo emprego, 17% receberam uma nova oferta de emprego e 9% começaram um novo emprego.
  • Aqueles que deixaram o emprego mudaram para um novo setor (42%), iniciaram seu próprio negócio (16%) ou se tornaram freelancers (10%).

Que 25% saiam para montar seu próprio negócio me parece significativo. Com base em tudo o que vi, acredito que a maioria dessas pessoas está fazendo isso para continuar trabalhando em casa e ter mais controle sobre seu tempo e horário de trabalho. A Adobe também descobriu que dois em cada três líderes de pequenas e médias empresas dizem que agora, mais do que nunca, cada minuto conta para seu sucesso. Ao mesmo tempo, três em cada cinco funcionários sentem essa pressão e querem ter mais controle sobre seu tempo. Isso leva ao esgotamento e é um verdadeiro motivo para as pessoas saírem. Qualquer coisa que você possa fazer para diminuir essa tensão melhorará a saúde de sua empresa a longo prazo.

Outra razão pela qual a Adobe não aborda envolve os Baby Boomers que estão simplesmente envelhecendo fora da força de trabalho. A Goldman Sachs estimou que mais da metade dos que saíram durante a Grande Renúncia tinham mais de 55 anos. Eles não vão voltar. Ainda não, pelo menos. Outro problema para outro dia é que, de um modo geral, os Baby Boomers não economizaram um montante suficiente para a aposentadoria. Enquanto isso, não espere ver Michael e Mary – os nomes mais populares de 1956 – voltando pela porta da frente.

Então, o que você pode fazer para incentivar as pessoas a ficar? De acordo com a pesquisa da Adobe, a razão pela qual as pessoas optam por continuar com seus empregos atuais são:

  • Reconhecimento adequado por parte da empresa.
  • Aumentos salariais.
  • Flexibilidade presencial e remota.
  • Escuta melhorada.
  • Flexibilidade de horários de trabalho e agenda.

Pessoalmente, eu subiria o trabalho remoto e a flexibilidade de tempo. Mas, independentemente de como você os classifica, se você deseja manter seu pessoal, precisa enfrentar esses problemas. Se não, bem, foi bom conhecer o seu negócio. Boa sorte na sua próxima empreitada.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.