Por que sua empresa deveria ficar de olho em APIs?

Nos últimos anos, as Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs, na sigla em inglês) ganharam relevância para dados abertos em rede sociais. Mais recentemente, se posicionaram como plataformas digitais e, hoje, estão se tornando o verdadeiro coração da operação. É o que acredita o Chief Operating Officer (COO) da Sensedia, Marcilio Oliveira.

Segundo ele, empresas mais avançadas em estratégias digitais, como bancos, varejo e seguradoras, já têm APIs em seus discursos. “As APIs deixaram para trás a missão de gerar dados abertos para estruturar a área de TI da companhia para que ela seja mais ágil”, afirmou ele durante o APIX 2017, evento organizado pela Sensedia, em São Paulo. “Somos testemunhas dessa evolução”, completou.

Oliveira arrisca dizer, inclusive, que a onda das APIs vai ganhar tamanha relevância em variados negócios que invadirá o mercado com força nos próximos dois anos. “Essa tendência traz à tona e impulsiona iniciativas diversas, como o aumento do uso de bots”, assinalou.

Para o executivo, o futuro das APIs está baseado em algumas frentes. Uma delas é preparar a empresa para o inesperado. “Em digital, não existe software legado, existe pensamento legado”, disse, em uma clara sugestão que as empresas repensem suas culturas para receber o novo.

Ferramenta de negócios
Algumas organizações saíram à frente em APIs e já miram esse padrão de programação para se diferenciar, criar produtos e fomentar negócios. Esse é o caso da Natura, do setor de cosméticos. Hoje, a empresa brasileira tem 70% de toda a sua operação acessada por meio de APIs, sendo de 15% a 20% da receita da organização oriunda dessa estratégia.

Por enquanto, as APIs alimentam uma biblioteca interna para desenvolvimento, mas Agenor Leão, vice-presidente de Tecnologia Digital da Natura, não descarta a possibilidade de abrir a estratégia para terceiros. “Estamos trabalhando para disponibilizar para parceiros externos”, disse.

Quem também tem apostado, há pouco mais de um ano, em APIs é a SulAmérica, grupo segurador brasileiro. “Precisamos atender nosso cliente em qualquer canal, oferecendo o mesmo nível de informação. Só consigo isso por meio de APIs. Por isso sua importância estratégica para os negócios”, comentou Cristiano Barbieri, diretor de Tecnologia e Operações da SulAmérica.

Com a novidade, Barbieri relatou que a TI está mudando a forma de fazer negócios. Se antes, as unidades reclamavam de lentidões em projetos, agora reconhecem que tecnologia da informação entrega projetos com agilidade.

Referência mundial em open banking e uso de APIs, o banco BBVA Bancomer, iniciou sua jornada nessa direção após a compra de algumas instituições financeiras voltadas para o digital, em uma iniciativa liderada pelo CEO da instituição, Carlos Torres.

A head de inovação e empreendedorismo do BBVA Bancomer, Marcela Zetina, contou em conversa com o IT Forum 365 que nos países nos quais o banco atua (Espanha, Estados Unidos e México), a Espanha está mais avançada em APIs e o México construí agora sua estratégia externa, que inclui, por exemplo, uma API para empréstimo na compra de carros. “Vamos gerar novas experiências para os clientes e nos aproximarmos deles”, finaliza ela.

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