Por que mais da metade dos líderes de TI podem estar procurando novos empregos

Duas novas pesquisas indicam que mais da metade dos tomadores de decisão e líderes de TI estão à procura de emprego porque não têm voz  veem poucas oportunidades de treinamento e avanço e sentem a pressão da falta de funcionários de TI para atender às crescentes necessidades de tecnologia.

Dois novos estudos alertam que mais da metade dos líderes de TI estão procurando ativamente novos empregos porque, em parte, estão insatisfeitos com a quantidade de suporte do nível-C que eles e suas organizações de tecnologia recebem.

Atualmente, 58% dos gerentes de TI corporativos estão à procura de emprego, de acordo com uma pesquisa com 3.300 “decisores” encomendada pela ManageEngine, a divisão de gerenciamento de TI empresarial da Zoho. A ManageEngine usou a agência de pesquisa de mercado Vanson Bourne para conduzir o estudo global, que incluiu TI e outras funções-chave de negócios de uma série de organizações do setor privado.

Uma segunda pesquisa que reuniu cerca de 8.000 respostas de tomadores de decisão e funcionários de TI descobriu que mais da metade (53%) está “extremamente” ou “com alguma probabilidade” de procurar um novo emprego no próximo ano. Esse estudo, do site de aprendizado on-line Skillsoft, disse que os entrevistados foram afetados pela falta de pessoal e querem ganhar e aprender mais.

Quase 81% dos tomadores de decisão de TI acham que sua empresa deveria tê-los apoiado mais nos últimos dois anos, mostrou o estudo da ManageEngine. E quase metade disse que se demitiria de sua organização atual se o trabalho flexível não fosse mais oferecido (48%) ou se não houvesse potencial para avançar em suas carreiras (45%).

“Embora os departamentos de TI tenham sido anunciados como campeões de tecnologia da pandemia, seu empoderamento e autonomia para a tomada de decisões de negócios ficaram aquém devido às limitações do C-Suite”, disse o estudo da ManageEngine.

Ao mesmo tempo em que têm menos voz, 88% dos líderes de negócios e tecnologia norte-americanos acreditam que a TI é mais responsável pela inovação nos negócios do que nunca. Outros 85% disseram que a TI poderia impulsionar ainda mais a inovação se tivesse uma posição de liderança mais forte.

“Em grande parte, os departamentos de TI são mais valiosos hoje do que antes da pandemia devido a alguns motivos dominantes”, disse Vijay Sundaram, Diretor de Estratégia da Zoho. Questões relacionadas a novas demandas em torno de regulamentações de conformidade legal, privacidade e segurança cibernética estão “no ponto mais alto de todos os tempos”, disse ele.

Por exemplo, violações do Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR) podem levar a multas superiores a US$ 800 milhões. “Esse conhecimento [para conformidade] reside nas organizações de TI”, disse Sundaram.

A diferença entre ‘estar procurando’ e ‘saindo’

Amy Loomis, Vice-Presidente da Prática Future of Work do IDC, disse que, embora não tenha “dados quantitativos específicos”, os números das duas pesquisas parecem altos. “Olhar e sair são duas questões diferentes e muita coisa vai mudar nos próximos meses, então é uma situação muito fluida”, disse Loomis por e-mail. “Posso dizer com confiança que, com base em minhas conversas com os líderes seniores do C-suite, eles estão profundamente cientes do valor dos trabalhadores e líderes de TI”.

A pergunta que os executivos devem fazer é o que é necessário para manter os líderes de TI e deixá-los sentir que têm um lugar na mesa do C-suite, acrescentou Loomis.

Sundaram concordou que os dados da pesquisa que sua empresa encomendou “parecem altos”, embora ele não tenha nenhum estudo anterior com o qual pudesse compará-los.

O relatório da Skillsoft observou que a frustração entre os gerentes de TI está relacionada à incapacidade de preencher cargos importantes. O estudo descobriu que 63% dos tomadores de decisão de TI não conseguiram preencher pelo menos três cargos no ano passado. Embora ainda seja um desafio considerável, o número de 63% representa uma redução de 10% em relação a 2021, disse o relatório da Skillsoft.

“O ritmo da transformação digital e a falta de recursos técnicos suficientes levaram muitos profissionais de TI a um ponto de esgotamento”, disse Skillsoft. “Juntas, essas tendências estão alimentando taxas recordes de rotatividade de talentos em todos os setores. O relatório da Skillsoft descobriu que os dois maiores desafios dos líderes de TI são a retenção e o recrutamento de funcionários. Assim, as organizações devem tomar medidas proativas para mudar suas culturas para garantir que os funcionários se sintam realizados, engajados e motivados”.

A ‘Grande Demissão’ está em curso

Após a pandemia mundial, os trabalhadores estão deixando os empregos em massa, um fenômeno chamado Grande Demissão. A cada mês, há mais de um ano, nos EUA, mais de 4 milhões de trabalhadores estão deixando a força de trabalho, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA.

Algumas das principais razões pelas quais os trabalhadores dizem que pediram demissão este ano incluem infelicidade com a forma como o empregador os tratou durante a pandemia (19%), baixos salários ou falta de benefícios (17%) e falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal (13%), de acordo com uma pesquisa do site de empregos Joblist.

Outro fator por trás das altas taxas de demissão parece ser uma sensação de se sentir profissionalmente preso. Uma pesquisa da Lattice, provedora de plataforma de gerenciamento de funcionários, mostrou que 43% dos entrevistados sentiram que suas carreiras estavam estagnadas ou desaceleradas. Essa tendência parece particularmente verdadeira para os funcionários mais jovens: 38% dos trabalhadores da Geração Z (nascidos após 1997) estão procurando empregos com maior transparência em relação ao caminho e desenvolvimento do trabalho, de acordo com a pesquisa.

Dos entrevistados, 80% indicaram que as lacunas de habilidades representam risco alto ou médio para a capacidade de sua equipe de atingir os objetivos, de acordo com a SkillSoft.

Adicionalmente:

  • As principais razões que impulsionam essas lacunas são as dificuldades em contratar candidatos qualificados (44%); retenção de funcionários (33%); e gastos insuficientes com treinamento (26%).
  • As três áreas mais desafiadoras para encontrar talentos qualificados são a computação em nuvem; analytics, big data e ciência de dados; e cibersegurança.

Em uma nota positiva, 59% dos departamentos de TI esperam um aumento no orçamento no próximo ano (acima de 26% de 2021), com as principais áreas de investimento em computação em nuvem, segurança e IA e machine learning, de acordo com Skillsoft.

A falta de suporte que os gerentes e trabalhadores de TI estão expressando pode ter mais a ver com a democratização da TI do que qualquer outra coisa, de acordo com Sundaram. Em outras palavras, as empresas podem encontrar soluções para problemas de tecnologia de fora da organização de TI com mais frequência na forma de serviços em nuvem, provedores de soluções de terceiros e ferramentas de software low-code/no-code.

“Da mesma forma, as unidades de negócios geralmente têm requisitos de tecnologia que exigem ação rápida – um novo recurso de analytics ou integração com outro aplicativo ou fonte de dados – e o prazo não permite terceirizar o trabalho para o departamento de TI”, disse Sundaram. “Outra razão pela qual o departamento de TI pode se sentir sem suporte é que eles podem não ter as habilidades certas para as novas necessidades emergentes”.

Os tomadores de decisão de negócios pareciam discordar dos gerentes de TI sobre o quanto eles dizem ter em uma organização. Nos EUA e no Canadá, eles disseram que suas equipes de TI são mais frequentemente consultadas para aconselhamento sobre decisões financeiras (53%), segurança (52%) e estratégia (51%). Outros três quartos (76%) disseram que suas equipes de TI têm autoridade completa ou considerável para impedir decisões de negócios com base em preocupações técnicas e de segurança.

Ao mesmo tempo, os departamentos que não são de TI têm autonomia na compra de aplicativos e software de TI (54%), facilitando auditorias de TI (52%), comprando dispositivos (45%) e contratando talentos de tecnologia (48%), de acordo com a ManageEngine. Além disso, enquanto quase todos os entrevistados norte-americanos disseram que suas organizações implementaram um modelo de trabalho flexível, quatro em cada 10 relataram que foram consultados inadequadamente ou não foram consultados enquanto sua organização mudava para esse modelo de força de trabalho.

Os executivos precisam ouvir

A chave para lidar com a insatisfação entre os líderes de TI, de acordo com o relatório da ManageEngine, é que os executivos simplesmente ouçam e respondam a algumas necessidades relativamente simples. Os líderes de TI simplesmente querem mais oportunidades para aprender e crescer em suas organizações atuais.

Quando perguntados sobre o que eles mais querem de sua função nos próximos cinco anos, 45% dos tomadores de decisão de TI responderam que querem aprender novas habilidades e outros 41% disseram que querem ser capazes de orientar mudanças dentro da organização, afirmou o relatório da ManageEngine .

“Isso se alinha com a forma como eles veem a TI evoluindo em suas empresas nos próximos cinco anos; eles acreditam que a TI deve ter um papel maior na definição de estratégias para as organizações”, afirmou o relatório da ManageEngine.

“Nossa pesquisa descobriu que há uma demanda crescente por certas habilidades e, consequentemente, profissionais de TI com essas habilidades estão ganhando salários mais altos”, disse o relatório.

Alguns exemplos de habilidades altamente procuradas incluem nuvem, ciência de dados e infraestrutura de TI, que tiveram aumentos salariais significativos este ano, disse a ManageEngine.

Tecnologias abrangentes, como IA, machine learning e outras automações em geral, exigem conhecimento de TI, “não importa onde essas tecnologias sejam implantadas”, disse Sundaram. “No final das contas, o conhecimento de TI será primordial, não importa como o departamento de TI da organização esteja configurado… centralizado, descentralizado ou híbrido”.

Os executivos também devem incentivar os líderes de TI a reorganizar seus departamentos de maneira que melhor respondam às demandas de negócios, disse ele, sugerindo um modelo híbrido no qual o departamento central de TI lida com alguns projetos de TI, enquanto outros são gerenciados por funcionários de TI incorporados nas unidades de negócios.

Uma maneira pela qual o departamento de TI pode ser menos valioso do que a pré-pandemia é se concentrar apenas em áreas tradicionais, como fornecimento, aquisição e implantação de grandes sistemas, como SAP, disse ele.

“As empresas devem dar voz aos líderes de TI em assuntos de negócios, especialmente quando se trata de antecipar maneiras pelas quais os departamentos podem alavancar a tecnologia em busca de novas oportunidades de negócios, [como] adotar a IA para obter insights mais profundos sobre o comportamento do cliente”, disse Sundaram. “Ao encorajar os líderes de TI a assumir um papel proativo nos negócios, a maioria das empresas terá opções baseadas em tecnologia que, de outra forma, poderiam ter sido negligenciadas. E eles terão líderes de TI profundamente envolvidos e apreciados pela organização como um todo”.

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