Notícias

Por que as empresas devem apostar em inteligência artificial

A transformação digital é uma realidade. Entramos numa nova economia. Sendo assim, é imprescindível deixar os velhos “remédios” de lado e atuar de forma diferente de como era feito no passado. Não é mais viável utilizar as mesmas soluções para problemas que são do mundo de hoje, e não da realidade de alguns anos atrás.

Os negócios que geraram disrupção atualmente deixaram de focar na eficiência pela industrialização e redução de custos e “abraçaram” a eficácia e a assertividade do que é entregue ao cliente. Ao acelerar processos, a transformação digital transforma também as relações de consumo nesta Nova Economia. A experiência do consumidor começa bem antes dele adquirir qualquer coisa. O cliente precisa “sentir” a exclusividade do que está consumindo para valorizar o produto ou serviço.

Estudos indicam que mais de 80% dos clientes estão dispostos a pagar mais caro por um serviço, simplesmente porque a experiência que obtiveram foi diferenciada. Estudo mundial da PwC sobre Experiência do Cliente mostra que 73% dos respondentes apontam a experiência do cliente como um fator importante em suas decisões de compra. No Brasil, esse índice alcançou 89%, o mais alto da pesquisa.

A experiência do cliente deve ser única e, para isso, toda a organização deve estar voltada à utilização das novas tecnologias, ao tratamento massivo de dados, aos processos e acima de tudo, às pessoas. Dentro desse contexto, a inteligência artificial- que muitas vezes é utilizada a fim de potencializar os resultados, aumentar a produtividade e economizar tempo-, já não pode mais ser negligenciada pelas organizações, e está entre as principais pautas da maior parte das corporações. Através da IA, é possível prever as necessidades do cliente e melhorar essa jornada. No entanto, várias organizações ainda resistem no desenvolvimento simultâneo de todos estes pilares.

Mas, afinal, como uma organização consegue entregar essa experiência única sem aumentar radicalmente seus custos? As possibilidades hoje são infinitas porque cada cliente – interno ou externo- é um ser único. E se tentarmos “adequá-lo” ao modo tradicional, o negócio pode ser inviabilizado.

Pesquisa realizada pela Track.co, startup que monitora e gerencia indicadores de experiência de clientes em tempo real, revela que 32% das empresas ainda não têm nenhum plano de ação para os feedbacks dos clientes, ou seja, nem começaram a investir em Customer Experience- CX (Experiência do Cliente). Por outro lado, o levantamento aponta que 70,6% das companhias implementarão o setor de CX em seus negócios, ou ao menos devem contratar uma ferramenta específica para isso.

Outro estudo da PWC indica que, até 2030, a utilização de IA deverá aumentar o PIB global em 14%. Este aumento tem por base a previsão de 15,7 trilhões de dólares provenientes da adoção das tecnologias englobadas nesta categoria.

Para que esse processo seja de fato eficiente, listei algumas dicas simples:

Dados

A utilização de dados que suportem a gestão da organização sempre foi uma premissa das boas práticas da administração. Várias empresas, inclusive, já iniciaram o tratamento massivo de dados. No entanto, a grande maioria ainda o faz apenas “olhando” o passado e tomando decisões em cima dos indicadores. Obviamente isso é importante, mas é preciso ter mais tecnologia para auxiliar nessa análise preditiva, principalmente em relação aos comportamentos humanos.

Para que isso seja possível, é preciso utilizar plataformas de inteligência artificial, e esse uso não pode se limitar apenas aos bots [abreviatura de robots -robôs – é um programa de software que executa tarefas automatizadas, repetitivas e pré-definidas] que são adotados, por exemplo, nos chats de atendimento. Em sua grande maioria, comportam-se como menus de atendimento que muitas vezes não “entendem” a necessidade do ser humano. De acordo com o estudo da PWC, 54% dos executivos entrevistados dizem acreditar que o uso de diversos tipos de tecnologias relacionadas com IA já aumentou a produtividade dos seus negócios.

No entanto, é preciso ir mais além. A inteligência artificial precisa ser utilizada para interpretar informações como, por exemplo, expressões faciais, escrita, hábitos, etc, Assim, será possível obter uma análise preditiva e entregar uma experiência diferenciada. O tratamento dos dados precisa ser uma conjunção de análise estatística e análise comportamental, para obter informações que ajudem a gerenciar os negócios e, simultaneamente, entregar uma experiência única.

Processos

A implementação de processos ágeis é crucial para reposicionar constantemente as atividades e focar no que realmente faz sentido. Mas não deve se limitar apenas a uma área ou a um determinado framework. A agilidade precisa seguir os princípios e, principalmente, adequá-los à realidade de cada organização. Um método ou técnica que foi um case de sucesso em determinada organização não o será, obrigatoriamente, em outra organização. As empresas são compostas por pessoas e têm uma cultura própria, que precisa ser respeitada na adoção de uma nova metodologia de processos.

Dentro desse pilar, a utilização da inteligência artificial também pode ser uma vantagem competitiva, principalmente no que diz respeito aos processos de automação. Por exemplo, quando falamos de indústria 4.0, a adoção de metodologias ágeis é a base da melhoria contínua, e a inteligência artificial pode ser usada para a análise dos dados e geração de modelos preditivos antecipando novas necessidades e melhorias.

Pessoas

Qualquer companhia que focar 100% na digitalização dos processos e na evolução tecnológica, sem avaliar a necessidade das pessoas – sejam elas da organização ou de fora da organização- estará fadada ao fracasso por causa dos altos custos, sem o resultado correspondente. A transformação digital tem foco no ser humano, para que ele tenha uma experiência única e individualizada. Assim, é crucial que toda  evolução parta do entendimento das  necessidades daquele indivíduo em questão.

O líder e o gestor precisam entender essas necessidades e aderir aos princípios da agilidade para que as atenda com assertividade, e o mais rápido possível. Por outro lado, é importante ressaltar que, para que essa experiência melhore, nem sempre é necessário tecnologia cara e complexa.

Uma nova sociedade se formou, com novas demandas e propósitos. Precisamos ser mais assertivos e eficazes, para que seja possível antecipar e melhorar os resultados. Executando ciclos curtos e constantemente monitorados, também será possível reduzir os riscos operacionais. Outra dica importante para viabilizar essa mudança é o envolvimento de toda a organização nesse processo de transformação.

* Carlos Baptista é professor e coordenador no Núcleo de Seleção de Alunos do MBA da FIAP. Especialista em transformação digital, atua como diretor da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano

Recent Posts

Número de mulheres gestoras de TI caiu no Brasil desde 2015

Divulgado nessa quinta-feira (25), um recorte do Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da…

12 minutos ago

Concentrix passa por rebranding e deixa de usar marca Webhelp

A Concentrix, que até essa semana estava operando com nome comercial “Concentrix + Webhelp”, anunciou…

52 minutos ago

Gestores compraram o hype da IA, mas faltam recursos, diz estudo da FIS

Uma pesquisa da IFS divulgada essa semana descobriu que lideranças executivas e conselhos empresariais “compraram…

1 hora ago

Meta planeja investir bilhões em IA enquanto enfrenta queda de receita

Durante a divulgação de seus resultados para o trimestre, a Meta anunciou que planeja investir…

2 horas ago

IT Forum e Deloitte anunciam parceria para o Prêmio Executivo de TI de 2024

O IT Forum anuncia sua parceria com a Deloitte - organização com o portifólio de…

19 horas ago

Projeto de energia solar na Amazônia receberá US$ 25 mil da Nextracker

A especialista em energia limpa Nextracker anunciou essa semana que vai investir US$ 25 mil…

19 horas ago