Plataforma de design da Nama promete reduzir 70% no tempo de desenvolvimento de novos bots

A nova plataforma de design colaborativo e prototipação da Nama inclui recursos de automação baseados em padrão open-source de construção de chatbot

Author Photo
10:00 am - 22 de setembro de 2020
ai_chatbot.jpg

A Nama, companhia brasileira desenvolvedora de Inteligência Artificial conversacional, acabou de lançar o Nama Bot Studio, nova plataforma de design colaborativo e prototipação. A plataforma introduz o conceito de Conversational Design System e promete reduzir em até 70% o ciclo de desenvolvimento de Chatbots conversacionais.

O Nama Bot Studio inclui recursos de automação baseados em padrão open-source de construção de Chatbot, combinados à API de NLP com Machine Learning na nuvem da Nama. Tudo isso é integrado nativamente a outros programas de design colaborativo, transcendendo qualquer interface para criação de bots existente no mercado.

De acordo com a empresa, o lançamento tem como público-alvo todo e qualquer profissional que se considere um “maker”, seja de uma startup, de uma grande companhia ou mesmo um desenvolvedor ou designer autônomo.

“Ao usar o Bot Studio, makers conseguem prototipar e implementar Chatbots a partir de um sistema de design conversacional, que inclui regras lógicas, respostas automáticas, bases de conteúdo, datasets para treinamento de máquina e integrações, tudo dentro de uma organização aberta. Isso é possível graças a NAIL (Nama Artificial Intelligence Language), que é baseada em AIML 2.0, oferecendo uma arquitetura de bots aberta e robusta”, afirma Rodrigo Scotti, CEO da Nama.

O Nama Bot Studio consegue abstrair graficamente o NAIL e permite que os projetos sejam construídos a partir de um Design System conversacional. Nestes projetos de Chatbots, makers podem interagir de maneira colaborativa e em tempo real, diretamente de softwares de prototipação de design.

“O Nama Bot Studio habilita times que constroem automações profissionais com bots a colaborarem de uma maneira fácil e intuitiva, dentro de softwares consagrados como o FIGMA, e converte os componentes do Design System diretamente da ferramenta para uma conversa automatizada”, explica Scotti.

Design Systems são compostos de definições robustas que habilitam o desenvolvimento de sistemas complexos em escala, e até então não existia um Design System otimizado para interfaces conversacionais, segundo a empresa. O Nama Bot Studio quebra esse paradigma, convertendo design em código e permite que makers documentem e desenvolvam experiências conversacionais de forma colaborativa. Essa mesma documentação pode ser convertida para um Bot.

Isso encurta a passagem de bastão entre design e desenvolvimento, segundo a empresa, o que potencializa a redução de custos e diminui ruídos entre planejamento e execução. Além do que, o modelo colaborativo habilita uma documentação viva dos Bots criados, aumentando a agilidade dos times.

“A distribuição será feita no modelo Freemium, permitindo que qualquer profissional possa experimentar e aprender com a nossa tecnologia, mas também contará com recursos mais avançados para projetos mais complexos”, conclui Scotti.

Colaboração escalada

A partir do momento em que um bot bem implementado entra no ar, ele começa a ganhar atenção dentro da empresa e pode crescer muito rápido, demandando diversos profissionais com habilidades complementares trabalhando em conjunto. Neste contexto, a Nama propõe um novo paradigma que rompe as limitações tecnológicas das plataformas atuais para escalar as operações de Bots.

“Nós observamos que os projetos não cresciam mais porque estavam limitados à interface da plataforma ou a alimentação de conteúdo. Chega um momento em que o time perde a visibilidade do todo. A Nama estruturou seu conjunto de APIs para que pudesse ser orquestrado por outros sistemas, inclusive a partir de uma ferramenta de design.

Nossos serviços de implantação já eram reconhecidos pela excelência e pioneirismo por grandes empresas como clientes, agora queremos compartilhar nossos produtos com makers do mundo todo”, argumenta Scotti.

“O Nama Bot Studio nos leva ao mundo essencial do design colaborativo e da prototipação, permitindo que times experimentem e desenvolvam soluções de maneira mais rápida através da nossa API. Ao renovar o processo, já percebemos seu potencial, porque houve uma redução considerável (60 a 70%) no tempo de desenvolvimento dos Bots por meio deste novo ferramental da Nama”, adiciona.

Experiência do cliente

Para Eduardo Azevedo, Especialista de inovação no BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, um dos primeiros a testar a nova ferramenta, o Nama Bot Studio permitiu que sua equipe assumisse efetivamente o controle dos Bots.

“A relação entre Nama e nosso time de desenvolvimento ficou mais fácil e ágil. Além disso, possibilitou maior transparência no processo. Somos mais autônomos e donos do Bot. Dessa forma, acompanhamos melhor o desenvolvimento e temos respostas e atualizações frequentes que refletem as necessidades do projeto”, destaca.

O BID tem aproximadamente 90 projetos no Brasil. Cada um destes conta com muitos executores envolvidos, que fazem diversas perguntas, desde como contratar uma consultoria, como contratar outras soluções, políticas de prestação de contas, etc.

“Essas demandas chegavam de diversas maneiras e tomavam muito tempo dos analistas. O Nama Bot Studio, no momento em que sistematiza e organiza esse fluxo de atendimento, nos permite desenvolver o chatbot de maneira mais dinâmica e, quando for lançado ao público, possibilitará o atendimento aos clientes de maneira mais ágil e otimizará o tempo das equipes internas”, conclui Azevedo.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.