Plataforma da Lupo unifica experiência do cliente e impulsiona comércio local

Estruturado em AWS, Fast atendeu 45% dos pedidos do e-commerce da marca em São Paulo com redução de 83% no tempo de entrega

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3:45 pm - 18 de abril de 2022

A Lupo levou a sério as principais demandas corporativas impulsionadas pela pandemia: transformação digital e melhor experiência do cliente. Com a premissa de “cliente no centro”, a empresa desenvolveu uma solução para integrar sua rede de distribuição ao e-commerce da marca, impulsionando a transformação das lojas parceiras e proporcionando uma excelente experiência na jornada de compras dos consumidores.

O projeto para o desenvolvimento da plataforma unificada “Fast”, liderado por Evandro Forte, Gerente de TI da Lupo, não só funcionou – como sugere o nome – em pouco tempo (4 meses) como fez com que Forte levasse o Prêmio Executivo de TI de 2022 na categoria “Foco no Cliente UX/CX – Faturamento até R$5 bilhões”.

“Esse reconhecimento é importante por valorizar algo que acredito muito, o trabalho em equipe”, diz Forte. Para o executivo premiado, o sucesso do projeto se deve à equipe multidisciplinar que trabalhou em tecnologias inovadoras e com o uso de metodologias ágeis.

Plataforma unificada

Para oferecer um atendimento ágil, disponibilizando uma rede de atendimento próximo ao cliente de forma simples, oferecendo entrega em um dia útil, mais inclusão digital de parceiros, e ainda informando aos lojistas os produtos mais procurados pelos consumidores, a equipe de Forte desenvolveu a plataforma unificada Fast.

Segundo Forte, ter um laboratório de desenvolvimento de soluções tecnológicas foi uma decisão estratégica para atender às demandas e desafios na evolução do varejo centrada no consumidor.

“Com o início da plataforma Fast, conseguimos atender toda a cadeia de distribuição (indústria, lojista e consumidor) de forma ágil e desburocratizada”, diz. “A nova plataforma, além de fortalecer o ecossistema de distribuição da marca, incentiva o comércio local, mantendo o dinheiro circulando dentro da própria cidade”. O fullfilment através das lojas locais ainda reduziu o transporte fracionado (B2C) de longas distâncias, gerando impacto positivo ao meio ambiente.

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Todo o processo de desenvolvimento da Fast foi pautada na metodologia ágil, seguindo o princípio básico de prototipar, testar e validar, conta Forte. Entendendo os desafios do projeto, a equipe de desenvolvimento construiu um MVP da plataforma e pôs-se, junto aos franqueados, a testar a usabilidade e facilidade no manuseio da solução. Uma vez atingido o melhor modelo testado, a equipe focou nas implementações da arquitetura e infraestrutura da solução, para garantir, também, a boa experiência do cliente.

“O maior desafio foi ter uma interface simples, intuitiva e de fácil utilização e ao mesmo tempo com uma infraestrutura pautada no framework serverless e baseada em eventos, de modo que a solução final alcançasse alto desempenho, alta otimização de custos e um grande desacoplamento dos serviços”, diz Forte. “O resultado [com os consumidores] não poderia ser melhor”, comemora.

O executivo conta que a experiência se traduziu em fidelização e maior conexão com a marca e ainda gerou integração com outras lojas que “trouxe mais dinamismo nas vendas e aumento da receita”.

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