Pix inspira mais confiança em brasileiros, indica estudo

Esforços e medidas do BC para aumentar segurança do meio de pagamento contribuíram, indica estudo da Capterra

Author Photo
10:45 am - 16 de junho de 2023
chave Pix, pagamento instantâneo, tempo real, vazamento Imagem: Shutterstock

Pouco mais da metade dos brasileiros que utilizam o Pix se veem mais confiantes no sistema de pagamento instantâneo no último ano, segundo estudo conduzido pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares. A pesquisa entrevistou mais de mil brasileiros em março de 2023 para entender como eles estão usando o Pix e seu grau de confiança na tecnologia.

O estudo destaca que os esforços do Banco Central para aumentar a segurança são um dos fatores que os respondentes citaram como responsáveis por levá-los a sentir mais confiança no Pix, com 37% mencionando essa opção no levantamento.

“Com um quarto dos respondentes usando o Pix mais de 20 vezes por mês, a segurança se torna um elemento-chave para colaborar em manter a boa reputação da plataforma”, comenta Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.

Leia também: Para IBM, vivemos ‘sobreposição’ de ondas disruptivas

A pesquisa aproveita o anúncio recente do Banco Central (BC) sobre novas medidas de segurança que buscarão evitar fraudes em transações pelo Pix. Elas estão previstas para 5 de novembro deste ano. Entre as medidas, o BC vai passar a disponibilizar campos específicos nas notificações de fraude para que sejam especificados os tipos de fraude, como falsidade ideológica ou “conta laranja”, e a razão da notificação, como golpe, estelionato, invasão de conta e coação.

A notificação de infração permitirá eventualmente que as instituições façam uma marcação das chaves e usuários sempre que houver suspeita de fraude na transação. Na prática, os bancos tradicionais e os digitais terão melhores condições de atuar de forma preventiva para bloquear recursos caso identifique transações fraudulentas.

O prazo para as mudanças entrarem em vigor é necessário, segundo o BC, para implementar os ajustes necessários em seus sistemas e dos participantes do Pix.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.