Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

Projeto iniciado em 2015 ganhou fôlego na pandemia. Foram usadas APIs de geolocalização do Google, implementadas pela Geoambiente

Author Photo
5:14 pm - 04 de julho de 2022
Imagem: Shutterstock

Com 150 lojas físicas e uma loja virtual, a Petz, varejista especializada em produtos para animais de estimação, tinha como desafio integrar todas operações para atender uma demanda crescente de clientes. Inaugurada em 2002 em São Paulo, a empresa iniciou uma estratégia omnichannel em 2015, com a implantação de uma plataforma integralmente implantada em 2019.

Para conectar toda a cadeia de distribuição – da indústria, ao processo de compra, abastecimento das lojas e logística – a empresa desenhou uma jornada de omnicanalidade apoiada nos APIs de geolocalização do Google Maps. A implementação contou com o suporte da Geoambiente, especializada em inteligência de localização.

Leia mais: Marketplace de petshops, Woof adquire fábrica de software ToUp 

O despacho da mercadoria até a porta do cliente, trajeto considerado o de última milha (last mile), é uma etapa crítica do processo logístico que confia no trajeto entre os centros de distribuição dos vendedores. Com a implementação dos APIs do Google Maps foi possível calcular a distância de todas as lojas entre os centros de distribuição, otimizando o processo de abastecimento e logística. Com isso, a Petz consegue evitar rupturas tanto na compra física ou em pedidos no meio digital atendidos pelas lojas.

“Os clientes hoje buscam uma entrega rápida e gratuita, e querem poder fazer devoluções caso ocorra algum problema com o produto. “A precisão da inteligência de geolocalização oferecida pela Plataforma Google Maps nos permite atender a grande parte das necessidades dos consumidores e garantir a interação entre os pontos digitais e físicos”, enfatizou Fernando Diniz, Head de Digital da Petz.

Teste de fôlego

A Petz conseguiu escalar sua operação digital na pandemia devido à sua estratégia multicanal. Clientes tinham como opção a compra virtual e a retirada na loja mais próxima em uma experiência sem contato.

A companhia também implantou o conceito de prateleira infinita, integrando o estoque de todas as lojas para atender à demanda dos clientes. Hoje, mais de 90% dos pedidos enviados a partir de loja (ship from store) são entregues em até um dia útil. “Temos uma entrega muito rápida e precisa graças aos dados de geolocalização da Plataforma Google Maps”, acrescentou Diniz.

Segundo a Petz, o ecossistema envolve todas as frentes de atuação e precisa estar integrado, como o programa de adoção de animais, centros de estética e veterinário e a linha de produtos exclusivos em expansão por meio de empresas adquiridas, como a Zee.dog e Cansei de Ser Gato.

“O desafio atual da Petz é evoluir cada vez mais no conceito Phydital (Physical + Digital), que viabiliza experiências ao usuário no mundo físico por meio de tecnologias digitais, ou seja, experiências que podem começar no meio digital e podem ser finalizadas nas lojas físicas”, acrescentou o Head de Digital. Isso inclui serviços de compra online e retirada na loja mais próxima, a consulta a disponibilidade de um produto antes de se deslocar para o ponto físico e outras possibilidades.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.